Departamento de Cultura lança edital para selecionar propostas artísticas culturais

0
382
consultoria vsd

Xanxerê – A Secretaria Municipal de Esportes, Cultura e Lazer de Xanxerê, através do O Departamento de Cultura, lança nesta quarta-feira (20) o edital emergencial nº 001/2020 de seleção de propostas artísticas culturais. O edital, disponível no site Prefeitura de Xanxerê, foi aprovado pelo Conselho Municipal de Política Cultural nesta segunda-feira (18) e visa selecionar propostas, no formato virtual, através de seleção de grupos e/ou artistas de Xanxerê, os quais tiveram suas atividades diretamente impactadas pelas medidas de distanciamento social adotadas desde o início da pandemia do coronavírus.

A ação foi promovida pelo Departamento de Cultura após o mapeamento feito com o setor cultural no município de 30 de abril a 08 de maio. A partir do mapeamento, os dados foram organizados e algumas ações foram definidas para auxiliar os agentes culturais do município, bem como manter a cultura viva.

Por isso, a primeira ação é o edital emergencial, que vai premiar 50 propostas de agentes culturais no valor de R$ 1.000 para realizações de propostas virtuais, num total de R$ 50.000 do edital, valor esse do fundo municipal de cultura.

De acordo com a diretora de Cultura, Aguinetes Barfknecht, “o momento é de mostrar que a Cultura vai além de eventos, decoração e oficinas, por isso estamos nos reinventando e oportunizando todos os agentes culturais a divulgar seus trabalhos e auxiliando nesse momento difícil. Precisamos agradecer e ressaltar o empenho e contribuição do da Controladora Interna do município, Andreza Gallas, bem como do Procurador Geral do município, Fernando Dal Zot”.

O coordenador do Departamento de Cultura, Diego Gonçalves, ressalta que é importante a participação de todos, “pois somos o primeiro município do estado de Santa Catarina a lançar o edital emergencial, como forma de manter a cultura viva e auxilia, assim, os agentes culturais”.

Importante destacar que também o Departamento de Cultura está atualizando os cadastros, pois tramita alguns projetos de lei em nível federal e estatual e um dos quesitos para acessar, caso aprovado algum recurso, é que todos tenham o cadastro no município. Por isso é necessário manter o cadastro atualizado ou cadastrar-se, conforme os links abaixo.

Link cadastro Agente Cultural:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSfco_Pcv6shYBdQqW6FkaatWPZtFRPeWeb_S1jsKCDPgL92iA/viewform

Link cadastro espaço cultural:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf4FAf5yg_RCL-F2NF5CxAfP8OcWQhDMDXSX4kLwwUh7k1zMA/viewform