Levantamento identifica dificuldades enfrentadas pelos MEIs na pandemia

0
358
consultoria vsd

Iniciativa da Sala do Empreendedor de Chapecó proporciona suporte para o enfrentamento da crise econômica

Chapecó – As incertezas provocadas pela pandemia da Covid-19 impactam economicamente em todos os segmentos produtivos e também na gestão das empresas, que precisam adequar a atuação e o relacionamento com os clientes. Para auxiliar nesse processo, a Sala do Empreendedor de Chapecó realizou pesquisa online para identificar as principais dificuldades enfrentadas pelos gestores nesse novo cenário. Essa estrutura, situada junto ao Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, foi desenvolvida pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC, por meio do Programa Cidade Empreendedora.

As temáticas mais solicitadas no levantamento foram vendas online (com abordagem de estratégias para aumentar o faturamento e apresentação das funcionalidades das principais ferramentas disponíveis) e gestão financeira (com ênfase nas inovações para manter o fluxo de caixa). “Com base nessas informações coletadas pelo levantamento propiciaremos um suporte técnico adequado aos microempreendedores individuais (MEIs) ao disponibilizar cursos gratuitos que atendam as reais necessidades em função da crise econômica. A partir de junho serão oferecidas novas capacitações em todos os meses para fortalecer os pequenos negócios locais”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Arthur Badalotti Smaniotto.

O foco do atendimento da Sala do Empreendedor aborda a constituição de empresas, formalização do negócio, emissão de alvarás, certidões e guias diversas, declaração anual de MEIs, auxílio para emissão de notas fiscais do Imposto sobre Serviço (ISS), além de dúvidas e realização de capacitações e consultorias. A prestação dos serviços é simplificada e os processos são unificados conforme as legislações vigentes.  A Sala do Empreendedor de Chapecó tem realizado o atendimento em horário diferenciado das 7h às 19 horas, de segunda a sexta-feira, com agendamento prévio pelo telefone e WhatsApp (49) 3319-1028.

Documentos necessários para ser MEI

Para iniciar o processo de formalização da empresa o empreendedor precisará de: uma cópia de comprovante de residência; duas cópias autenticadas do RG e do CPF; uma cópia do título de eleitor; duas cópias de certidão de casamento, caso seja casado; uma cópia da folha espelho do IRPF, caso tenha comprovado no ano vigente; duas cópias do IPTU do imóvel e duas cópias do contrato de locação ou compra e venda.