Hospital Regional São Paulo cria mais dois leitos de UTI para atender casos de Covid-19

0
313
consultoria vsd

Xanxerê – O Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, ampliou em dois leitos a sua capacidade de atendimento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) destinada exclusivamente ao tratamento da Covid-19. Parte da ampliação ocorreu na tarde da segunda-feira (10), quando houve o incremento de um leito a UTI Covid-19, para oportunizar o tratamento de um paciente grave, sem condições de transferência. Já o outro leito será colocado em funcionamento na quarta-feira (12), fazendo com que a instituição passe de 14 para 16 leitos de UTI.

Esta ampliação faz parte do projeto em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina, que enviou 10 respiradores para o Hospital. Até o momento foram utilizados 5 e o sexto será instalado amanhã.

A direção do Hospital encaminhou ao secretário Estadual de Saúde, André Motta Ribeiro, documento informando que nesta quarta-feira (12) será disponibilizado o 16º leito de UTI Covid para o Sistema Único de Saúde, sendo a capacidade máxima do hospital, em razão especialmente da dificuldade de contratação de profissionais qualificados na região.

O Hospital Regional São Paulo possui atualmente 528 funcionários celetistas e, neste momento, 42 (7,95%) profissionais estão afastados de suas funções por serem do grupo de risco ou por suspeitas e/ou confirmações do contágio pela Covid-19, prejudicando a rotina de atendimento e causando risco eminente de paralização de várias atividades. Há dificuldade para contratação na região de profissionais habilitados inclusive para assumirem as funções dos que estão afastados.

O que já foi feito

Antes da pandemia, o HRSP já disponibilizava 20 leitos de UTI ao SUS, sendo 10 UTI Geral, 08 de UTI Neonatal e 02 UTI Pediátrica. Em março de 2020, com o avanço dos casos do novo coronavírus o HRSP mobilizou-se para a implantação dos primeiros 10 leitos de UTI Covid-19, que entraram em funcionamento a partir do dia primeiro de abril.

Os primeiros 10 leitos foram implantados totalmente com recursos (humanos e financeiros) e equipamentos próprios. Importante ressaltar que somente para os 30 leitos de UTIs até aquele momento, era necessária uma equipe de aproximadamente 150 profissionais especializados e qualificados para o atendimento aos pacientes.

No fim de abril, o HRSP disponibilizou também 15 leitos de Enfermaria exclusivos para o tratamento dos pacientes da Covid-19 que necessitam de internação hospitalar.

Em junho deste ano, o Governo do Estado encaminhou ao HRSP 10 respiradores e 10 monitores, mesmo depois da Secretaria de Estado da Saúde ser comunicada previamente da dificuldade do hospital em contratar profissionais e equipar com os demais aparelhos necessários para uma nova UTI Covid-19.

Mesmo assim, em junho, o hospital intensificou ainda mais o processo de divulgação das novas vagas de trabalho e o processo de seleção dos candidatos, sendo necessária a contratação de aproximadamente 50 profissionais.

No início de julho, o Ministério da Saúde habilitou novos leitos de UTI Covid-19, através da Portaria 1693, autorizando o HRSP a implantá-los. No dia 14 de julho, depois de remanejamento interno de funcionários, resultado do fechamento de oito leitos privados e de convênios com planos de saúde, o hospital ampliou sua capacidade de atendimento na UTI para 14 leitos.

Diante da necessidade, o HRSP amplia novamente sua capacidade, totalizando 16 leitos exclusivos para a Covid-19.