Comde Xanxerê realiza lives para marcar o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência

0
62
Ferramentas de Gestão Empresarial no Excel

Xanxerê – Dia 21 de setembro é oficialmente o Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído pela Lei 11.133/2005, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Xanxerê-COMDE realiza quatro lives para celebrar a data.

As lives acontecerão nos dias 14, 21, 25 e 28/09, com transmissão pela página do Conselho no Facebook e no Youtube, sempre com início às 19h15, e tratarão de assuntos que dizem respeito aos direitos da pessoa com deficiência e a conscientização da comunidade em geral.

O presidente do Comde, Paulo Ferronato, falou da data e da realização das lives. “O mês de setembro, chamado setembro verde, é o mês de inclusão, conscientização e luta da pessoa com deficiência. Nós vamos realizar lives interativas, com pessoas especializadas nos temas, inclusive teremos no dia 14 a presença um membro do Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, o Naum Mesquita, que é responsável pela coordenação das políticas públicas para pessoas com deficiência em âmbito nacional, além de outras pessoas não menos importantes. As lives têm por finalidade, principalmente, conscientizar e levar informações para a comunidade, mas também para pessoas com deficiência e seus familiares e pessoas que atuam nessa área de inclusão.”

Ferronato falou, também, sobre a organização do evento. “Nós temos uma equipe muito boa de Conselheiros, que estão ativos, atuantes, ajudando na elaboração do evento e na divulgação, fazendo com que a coisa aconteça. Esperamos contar com a participação e presença da comunidade nas lives”.

Todas as transmissões contarão com uma intérprete de Libras.

Acompanhe abaixo a programação:

  • 14/09 – Avaliação Biopsicosocial da pessoa com deficiência – com o Terapeuta Ocupacional Naum Mesquita;
  • 21/09 – Acessibilidade um direito de todos – com o especialista em acessibilidade Mário Cezar da Silva;
  • 25/09 – Tecnologias Assistivas – com os coordenadores de curso do IFSC Alex Weber (Informática) e Klunger Arthur Ester Beck (Mecânica);
  • 28/09 – Cão Guia – com o presidente do Conede, Jairton Febeni Domingos; e Quem cuida do cuidador?, com o psicólogo Maycon Douglas Godói.

Deixe um comentário