Secretaria de Saúde fará Campanha Nacional contra Poliomielite e Multivacinação

0
333
consultoria vsd

Xanxerê – A Secretaria Municipal de Saúde de Xanxerê se prepara para a realização da Campanha Nacional de Vacinação contra Poliomielite e de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação das Crianças e dos Adolescentes menores de 15 anos de idade.  De acordo com o Ministério da Saúde, a campanha será realizada de 05 a 31 de outubro, com o dia D de Mobilização Nacional no dia 17.

O objetivo é reduzir o risco de reintrodução do poliovírus selvagem no país, oportunizar o acesso às vacinas, atualizar a situação vacinal, aumentar as coberturas vacinais, diminuir a incidência das doenças imunopreveníveis.

O grupo alvo da vacinação contra a poliomielite são as crianças menores de 5 anos de idade, com estratégias diferenciadas para as crianças menores de um ano e para aquelas na faixa etária de 1 a 4 anos de idade. Na multivacinação, o público-alvo são as crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade. Serão ofertadas todas as vacinas do calendário básico de vacinação da criança e do adolescente visando diminuir o risco de transmissão de enfermidades imunopreveníveis, assim como, reduzir as taxas de abandono do esquema vacinal.

Cuidados

Em razão da pandemia de coronavírus, a aplicação das vacinas será realizada em áreas bem ventiladas e desinfetadas com frequência. Além disso, apenas uma pessoa da família poderá acompanhar a pessoa que será vacinada.