Prefeitura de Xanxerê inicia perfuração de mais poços artesianos

0
232
consultoria vsd

A Secretaria Municipal de Agricultura e Políticas Ambientais de Xanxerê iniciou nesta terça-feira (08) a perfuração de mais dois poços artesianos no município: um na Linha Cambuinzal e um na Linha Santa Luzia. Ao todo serão perfurados cinco poços nas principais comunidades atingidas com a estiagem no município.

A perfuração faz parte do projeto que iniciou no ano de 2019 através de um convênio assinado entre a Secretaria Municipal de Agricultura e Políticas Ambientais e o Consórcio Cidema quando o município aderiu ao Programa de Perfuração de Poços Artesianos (Propoços).

Já foram perfurados três poços artesianos até o momento, sendo um na Linha Salete, um na Linha Sufiatti e um na Linha Perau das Flores. O quarto está sendo perfurado na Linha Cambuinzal e o quinto será na Linha Santa Luzia.

O poço artesiano da Linha Perau das Flores foi perfurado até 300 metros de profundidade e acabou não tendo muita vazão de água, por isso o município abriu licitação para aprofundar até 450 metros. O processo licitatório, na modalidade de pregão presencial, para contratação de empresa especializada para o aprofundamento do poço artesiano será aberto nesta quarta-feira (09).

“Em menos de cinco meses de contrato o município já está prestes a perfurar cinco poços artesianos, sendo que há mais de 20 anos não eram perfurados poços artesianos pela administração municipal”, salienta o secretário de Agricultura e Políticas Ambientais Edson Zape.