Apae de Xanxerê adere a novo modelo de contratação de professores

0
784
consultoria vsd

Xanxerê – O ano de 2021 começou com mudanças significativas para a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais-Apae de Xanxerê, no que diz respeito ao novo modelo de contratação dos professores da instituição.

Há algum tempo a Apae iniciou uma conversação com a Fundação Catarinense de Educação Especial-FCEE sobre uma proposta chamada Modelo de Repasse Direto (MRD), onde o Governo do Estado deixa de fornecer os professores e repassa o valor para a contratação no regime CLT (Consolidação das Leis do Trabalho), que rege os contratos na iniciativa privada.

No final do ano passado, uma equipe da Apae, juntamente com a presidente, Ana Maria Modesti, participou de uma reunião na FCEE para entender melhor a proposta e visitou algumas Apaes que já haviam aderido ao Modelo para verificar as mudanças.

“Precisávamos ver de perto as mudanças decorrentes da adesão ao Modelo e ouvir diretamente da Fundação quais seriam as garantias para a Apae e para a qualidade do atendimento aos nossos alunos”, explica Ana Maria.

A partir de então, algumas reuniões foram realizadas em Xanxerê e um membro da diretoria foi escolhido pela presidente para acompanhar de perto todo o processo. “Não era uma decisão fácil e ter uma pessoa que entendesse os trâmites e os impacto que causaria na Apae era imprescindível para que não errássemos na decisão. Pedi ao nosso diretor social, Ivan Durand Junior, que já presta voluntariamente uma consultoria em gestão para nós há alguns anos, para assumir esta responsabilidade”, enfatiza a presidente.

Durand explica que iniciou uma série de reuniões para avaliar todas as possibilidades e recomendar a melhor opção. “Fizemos algumas reuniões com a nossa contadora, Ivete Goralski, onde realizamos todas as simulações e cálculos possíveis, incluindo a provisão do 13º salário, férias, FGTS, e entendemos que era uma opção viável. Em seguida apresentamos para a Diretoria Executiva e para o Conselho de Administração, como prevê o nosso regimento interno. Ao Conselho cabe aprovar ou rejeitar este tipo de decisão da Diretoria e a escolha foi aprovada por unanimidade”.

A partir de então, iniciaram as tratativas para a contratação, com base nas orientações da FCEE quanto ao número de professores para cada área, de acordo com a quantidade de alunos.

De acordo com o diretor Social, o processo foi realizado da maneira mais profissional possível. “Tenho um parceiro comercial, o psicólogo Douglas A. Pelizzaro, proprietário da Holdde Gestão Eficiente de Pessoas, que se ofereceu para realizar o processo seletivo de forma gratuita para a Apae, e isso facilitou muito nosso trabalho. Passamos para ele o perfil desejado, a formação necessária e a carga horária, então a empresa se encarregou de selecionar os profissionais dentre os quase setenta currículos recebidos pela empresa, nos encaminhando os que melhor se encaixavam nas especificações dos cargos e na missão da Apae”.

Foram selecionados quatro professores de sala de aula com carga horária de 40 horas, quatro com carga horária de 20 horas, três professores de educação física, dois de artes, todos com formação ou especialização em educação especial, além de um profissional de informática.

A presidente da Apae reforçou os motivos que levaram a adesão ao MRD. “A distância da Fundação, algumas vezes, tornava a tomada de algumas decisões muito lentas, por força de toda a burocracia que a legislação impõe aos órgãos públicos. Esse foi um dos motivos que nos levaram a escolher o Modelo, levar a gestão mais próxima dos professores, para agilizar as tomadas de decisão, atender as necessidades dos professores e dar mais qualidade a todo o processo e aos nossos alunos e seus familiares. Queremos criar um canal de comunicação mais aberto com os professores, tornando mais claras as orientações e as diretrizes, o acompanhamento e o feedback dos professores. Queremos profissionais pró ativos, que apresentem suas ideias e sugestões, que compartilhem suas necessidades e propostas, para que nossos alunos e seus familiares recebam sempre o melhor que pudermos oferecer”.

Além disso, diferente do modelo de contratação de professores por Admissão em Caráter Temporário (ACT), os profissionais contratados terão contrato de 12 meses, não precisarão fazer prova todo ano e ficar na angústia de não serem aprovados. A estabilidade no cargo dependerá unicamente do seu comprometimento com a Apae, assim como funciona em todas as empresas da iniciativa privada. Os profissionais contratados poderão fazer carreira na Apae.