Hospital Rogacionista realiza atendimentos de Covid-19 mesmo sem credenciamento

0
307
Escola Acolhedora abril 2024

A ação se faz necessário devido a falta de leitos hospitalares em toda região

Devido a grande demanda de leitos hospitalares, especialmente de Unidade de Terapia Intensiva – UTI em todo o estado de Santa Catarina e especialmente pelo colapso da saúde pública que a região Oeste enfrenta, o Hospital Rogacionista Evangélico de Abelardo Luz, ativou uma ala da estrutura para internamentos de pessoas em estado mais crítico que estão contaminados pelo novo coronavírus e que possivelmente terão que ser transferidos.

“Estão sendo feito os primeiros atendimentos aqui no hospital até conseguir uma vaga em outra unidade de saúde, com tratamento mais intensivo. Nós não somos credenciados para esse tipo de atendimento, mas só foi possível pela união de todos, principalmente pelo esforço da nossa diretoria, da administração municipal e vereadores do município”, explicou o presidente da instituição, Gilberto Dias de Freitas.

Gilberto lembrou que na última semana, sete pacientes foram internados ao mesmo tempo, onde quatro vieram a óbito por falta de UTI na região. “Acionamos o Sisreg, Samu por vagas e todos os pedidos foram rejeitados pela falta de vaga em UTI e hoje, a família mesmo querendo um leito particular é muito difícil conseguir. Graças a Deus, na última semana conseguimos transferir alguns pacientes, mas a situação é crítica”.

Ele lembrou que o hospital está bem amparado com equipamentos, porém não possui UTI. “No último ano, o município nos ajudou com aquisição de alguns equipamentos e agora estão fazendo a diferença. Contamos com dois respiradores, três carinhos de anestesia que também serve como respirador, dez monitores de sinais vitais, onde na última semana buscamos junto ao município mais três desses monitores pela grande demanda, temos também cinco cardioversores e eletrocardiograma. Em relação ao oxigênio, em dois dias, o hospital consumiu 20 torpedos de oxigênio, onde mais uma vez buscamos ajuda com o município e nos atenderam prontamente, emprestando oito até o nosso abastecimento. Estamos unindo forças para fazer o melhor para os pacientes e comunidade abelardense”.

O diretor ainda lembrou que com os atendimentos em Abelardo Luz, o município também cedeu ao hospital, profissionais da saúde, entre eles, um médico e uma enfermeira. “Fez toda a diferença para nós. Eles atendem especialmente no isolamento, somente contaminados pela Covid-19. Quero agradecer toda administração do município, vereadores, profissionais da saúde pela união e força que estão nos dando”.

Gilberto ainda deixou um apelo para população de Abelardo Luz. “Um pedido que faço em nome de toda equipe de saúde e hospital, é que venham para o hospital e unidades de saúde, somente se necessário. Pedimos para que as pessoas obedeçam ao isolamento social e quem puder, fique em casa para tentar amenizar um pouco esse colapso que a saúde enfrenta”.

Fonte: Jornal o Falcão