Trabalhadores da Aurora recebem 2,5 salários pela participação nos resultados de 2020

0
431
consultoria vsd

O ano foi de muito trabalho e imensos desafios, mas os resultados foram extraordinários. Por esse esforço coletivo, a Cooperativa Central Aurora Alimentos distribuiu a 35.214 empregados 2,5 salários correspondentes ao Programa de Participação nos Resultados (PPR) de 2020. Somados aos 12 salários mensais mais o 13º pagos durante o ano, a remuneração do quadro funcional da Aurora totalizou 15,5 salários no período.

Aqueles que não trabalharam na integralidade do período (12 meses) receberam de PPR o valor correspondente ao tempo em que estiveram disponíveis para trabalhar. O benefício é proporcional a participação de cada um na construção do resultado anual.

 “As metas pactuadas foram cumpridas e a Aurora teve um desempenho muito bom em 2020”, justifica o presidente Neivor Canton. Acentua que essa distribuição de resultados aos colaboradores representa um significativo aporte de dinheiro na economia regional.

No ano passado, para atender às demandas de aumento da produção, a Cooperativa Central ampliou em 16% o quadro de recursos humanos que fechou o ano com 35.244 empregados diretos – ou seja, foram criados quase 5.000 novos postos de trabalho.

A Aurora despendeu 259 milhões de reais no plano de benefícios a esses trabalhadores, o que inclui plano de saúde, transporte, prêmio assiduidade, alimentação, previdência privada, prêmio tempo de serviço, auxílio creche e assistência odontológica, dentre outros. Os investimentos totais nos empregados somaram 1 bilhão 859 milhões de reais incluindo salários e encargos, benefícios, segurança e saúde, capacitação e desenvolvimento, auxílio escola.

O pagamento dos valores originados do Programa de Participação nos Resultados (PPR) ocorreu juntamente com o salário de fevereiro, depositado dia 04 de março. Cada trabalhador recebeu até 250% do seu salário de dezembro de 2020. “É a premiação pelos esforços dos trabalhadores na melhoria dos níveis de qualidade, produtividade e resultados globais do negócio”, assinala o dirigente.

O balanço que permitiu o pagamento do PPR foi apresentado na última assembleia geral da Aurora pelo presidente Neivor Canton, pelo vice-presidente Marcos Antônio Zordan e pelo diretor comercial Leomar Somensi.

A receita operacional bruta obtida em 2020 foi de R$ 14 bilhões 622,5 milhões, ou seja, 33% superior ao exercício de 2019. As sobras situaram-se em R$ 1,4 bilhão. O mercado interno respondeu por 64,9% dessas receitas e, as exportações, por 35,1%. Em volumes, o mercado doméstico absorveu 70% da produção e, as exportações, 30%.

Importância

Com ação direta em 691 municípios brasileiros por meio de suas unidades produtivas ou das cooperativas filiadas, a Aurora deu enorme contribuição ao desenvolvimento econômico de vastas regiões de Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso do Sul. Alguns números documentam e quantificam a expressão dessa contribuição: geração de ICMS (1 bilhão 527 milhões de reais), valor adicionado na atividade agropecuária (5 bilhões 983 milhões de reais), valor adicionado na atividade industrial e comercial (5 bilhões 438 milhões de reais) e remuneração e encargos sobre a folha de pagamento de salários (1 bilhão 808 milhões de reais).

COOPERADOS TAMBÉM GANHAM

Os mais de 67 mil produtores rurais cooperados são os proprietários das 11 cooperativas agropecuárias que, por sua vez, controlam a Cooperativa Central Aurora Alimentos. Os ganhos desses produtores ocorrem em várias etapas do processo produtivo: na entrega da produção primária para processamento industrial, nos serviços de extensão rural e assistência técnica, nos insumos a que tem acesso com preços vantajosos e na distribuição de sobras.

MB Comunicação