Vacinação e novas medidas de combate ao Covid-19 são tema de reunião entre prefeitos e o governador de SC

0
362
Escola Acolhedora abril 2024

Prefeitos e presidentes de associações de Santa Catarina participaram na manhã de quarta-feira (10), de uma reunião com o Governador Carlos Moisés e Secretário de Saúde, André Motta Ribeiro para avaliação das ações realizadas e definições de novas medidas sanitárias de enfrentamento a COVID-19.

Secretário André Motta, destacou a falta oferta de vacina em âmbito mundial. “Estamos em um momento crítico de propostas imediatas de ações sobre a pandemia. Me preocupo muito quando focamos em ações rápidas, como compra de vacinas por Estados e municípios. Vacina é o produto mais requisitado hoje no mundo. Mais da metade dos países não receberam nenhuma dose. Os laboratórios já se comprometeram com os entes federais, inclusive recebendo recurso antecipadamente mediante contratos. Hoje há um quantitativo menor de vacinas, quanto gostaríamos. Os governos federais estão envolvidos nessas ações há meses. Mesmo considerando o quantitativo menor de vacinas, a imunização da população demora meses. Pois cada dose da vacina tem uma característica e tem um tempo de reação dos anticorpos. Mas todos teremos a vacina no segundo semestre deste ano. Os municípios e Estado precisam usar energia em questões mais práticas como, tratamento imediato, atendimento de qualidade, prevenções sanitárias, indicação de boa alimentação, bom sono. Temos que reformar o ente federal que já tem inclusive vacinas pagas, e municípios e Estados focar no melhor atendimento”, destacou Motta.

Governador do Estado, pontuou que a pandemia não gera previsibilidade, por isso os decretos e mudanças são anunciadas por poucos dias. Para que seja realizada análise de resultados e tomada de decisões mais assertivas. “As medidas têm contido a circulação de pessoas nos finais de semana. A restrição de horários para venda de bebidas alcoólicas tem trazido resultado. Pois antes percebíamos que a venda de bebidas, relaxava as medidas de segurança e aumentava a incidência de acidentes. Estamos lidando com uma realidade excepcional. Cada município pode tomar medidas mais rigorosas que o Estado, conforme sua realidade”, destacou.

Vacinação

O Estado recebeu 86,4 mil doses da Coronavac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório Sinovac, na manhã de quarta-feira (10). Como já ocorreu nas outras remessas da Coronavac, o Governo do Estado fará a distribuição apenas de metade das vacinas recebidas, um total de 43,2 mil, para a aplicação da primeira dose (D1), conforme recomendação do Ministério da Saúde (MS). A outra metade ficará armazenada para garantir a aplicação da segunda dose (D2), em um intervalo de duas a quatro semanas.

A distribuição das 43,2 mil doses iniciou ainda durante a tarde de quarta. Para a Regional de Xanxerê serão entregues 840 doses nesta quinta (11).

Medidas anunciadas

O procurador-geral do Estado, Alisson de Bom de Souza, apresentou aos prefeitos um modelo prévio de medidas que passarão a valer ao fim da vigência do decreto 1.168, nesta quinta-feira (11).

  • Proibição de fornecimento com consumo no local de bebidas alcoólicas das 21h até as 6h e a prorrogação do uso de efetivo de 500 policiais exclusivamente para a fiscalização das medidas sanitárias previstas em decreto;
  • A partir de sexta-feira, 12 de março, até a próxima sexta, 19 de março, por uma semana – ressalvado o fim de semana – a limitação de funcionamento de uma série de atividades por limite de ocupação até 25% e atendimento ao público das 6h até as 23h59;
  • No transporte coletivo haverá limitação de 50% da ocupação do veículo;
  • O funcionamento de casas noturnas, realização de shows, além de qualquer tipo de aglomeração de pessoas continuam proibidos.