Transporte escolar e auxilio ao HRSP são temas de Assembleia de Prefeitos da AMAI

0
262
consultoria vsd

Prefeitos da AMAI participaram nesta tarde (19), de reunião on-line para debater sobre o transporte escolar, com a participação do assessor de articulação com os Municípios da Secretaria de Estado da Educação, Osmar Matiola e a técnica da Regional de Educação de Xanxerê, Salete Pellegrini.

Nesta semana a AMAI encaminhou ofício ao Governo do Estado solicitando demandas do transporte escolar, o documento chegou ao conhecimento de Matiola, que prontamente entrou em contato para dar um retorno aos gestores municipais.

As pautas da Associação foram atendidas em alguns aspectos, como o pagamento pelo Estado caso o município tenha de contratar itinerários/ veículos para transporte exclusivo de alunos da rede estadual, mediante apresentação de planilha de despesas.

A Secretaria Estadual fará o pagamento da totalidade de alunos previstos, independente do regime de Ensino, alternância de alunos e repasse de 50% a mais para os municípios com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) inferior a 90% do IDH Médio do Estado.

Entretanto, prefeitos apresentaram a preocupação com os altos custos do transporte que com o repasse menor de valor pelo Estado previsto para este ano, os custos sejam superiores, trazendo ônus aos municípios.

Presidente da AMAI, Gilberto Lazzari argumentou dizendo que por mais que o número de alunos tenha diminuído, o que interfere no repasse de valor, as rotas continuam as mesmas e por vezes ainda maiores e com os aumentos dos insumos do transporte, o valor repassado se torna defasado.

Aporte ao HRSP

Ainda durante Assembleia, o diretor administrativo do Hospital Regional São Paulo, Fabio Lunkes, apresentou aos prefeitos um pedido para auxilio na compra de insumos e medicamentos para UTI, que segundo Fábio, já estão em desabastecimento.

Uma planilha com itens e quantidades foi apresentada e será estudada pelos prefeitos, através da AMAI, para levantamento de orçamentos e possibilidade de auxílio ao Hospital.

Fábio destacou que muitos insumos tiveram aumento do valor de compra e com as altas demandas do hospital, estão em falta.

Agradeceu também aos municípios que se uniram para desafogar os atendimentos no Hospital, através da abertura de leitos na região e ainda cedência de médicos.