AMAI e Defesa Civil organizam fluxograma sobre ações a serem tomadas nas escolas ao identificarem caso suspeito de COVID-19

0
160
consultoria vsd

Fluxograma foi elaborado seguindo orientações técnicas da DIVE

Na manhã desta quinta-feira (1), aconteceu de forma on-line uma reunião extraordinária do Colegiado de Educação da AMAI a fim de apresentar aos municípios a Nota Informativa nº002/2021 da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (DIVE).

Este documento busca orientar as equipes sobre as medidas a serem adotadas frente aos casos suspeitos e/ou confirmados de COVID-19 no ambiente escolar, seguindo as definições estabelecidas em Portarias, Planos de Contingência Municipais e Escolares e no Manual de Orientações da COVID-19.

Para facilitar a aplicação nas escolas, a AMAI, através da coordenadora de formação e eventos, Fernanda Bertotto e em parceria com o coordenador regional da Defesa Civil, Luciano Peri, realizaram um fluxograma de orientação.  O documento foi apresentado as secretarias municipais de educação dos 14 municípios, para que repassem as suas escolas, afim de possibilitar mais clareza nas ações quando identificados os casos.

O fluxograma traça ações a serem executadas em nível da educação infantil, que abrange crianças de zero a seis anos, ou demais graus como ensino fundamental, Médio, EJA, Técnico, Superior, Educação Especial, e ainda em servidores. Separando as ações pela identificação do sintoma em domicilio ou no ambiente escolar.

Contato de alunos ou servidores com suspeita de COVID, permanecem em isolamento domiciliar por 14 dias, a contar do início dos sintomas ou até negativação do caso suspeito.