Região de Xanxerê deixa o nível gravíssimo para o Covid-19

0
204
consultoria vsd

As outras 15 regiões permanecem em vermelho, o que representa o pior nível de atenção na pandemia

Após mais de um mês com todas as regiões do Estado no nível gravíssimo para o Covid-19, a região de Xanxerê mostra avanços e passa para a cor laranja no mapa de risco.

A mudança foi divulgada na manhã deste sábado (3) pela Secretaria de Estada da Saúde (SES). As demais regiões permanecem no risco gravíssimo, o pior nível de atenção na pandemia.

Mas a situação do Estado de Santa Catarina não é nada confortável. Os hospitais estão cheios e há 252 pessoas na fila de espera por UTI-Covid.

A melhora se deve pela baixa dos indicadores nos índices de transmissibilidade, do evento sentinela e, principalmente, do monitoramento dos casos, que voltou à cor amarela (nível alto), caindo duas posições na região.

Veja o significado das dimensões:

  • Evento sentinela: As regiões ainda registram alta ocorrência de óbitos, mas o Rt tem diminuído e aponta para uma tendência de baixa nesta onda.
  • Transmissibilidade: Todas as regiões do estado estão classificadas com risco Grave para o aumento de casos de COVID-19. Nenhuma em risco Gravíssimo.
  • Monitoramento: O percentual de positividade dos exames processados está acima de 30% na maior parte do estado.
  • Ocupação de leitos: Todas as regiões estão classificadas em nível Gravíssimo, ou seja, encontram-se em alerta máximo para a ocupação de leitos de UTI reservado Covid-19.

Veja como estão as dimensões em Santa Catarina: