Xaxim implanta Centro Pós-Covid

0
44
Cadastro Foca na Notícia

As ações de enfrentamento à Covid-19 continuam, em Xaxim. Além de tentar conter o vírus e tratar os pacientes, também há uma preocupação com as consequências causadas pela doença. Diante do aumento dessa demanda junto ao serviço público de saúde, a Prefeitura decidiu implantar o Centro Pós-Covid para atender pessoas que já tiveram a doença ou que perderam algum familiar para a Covid-19.

O Centro Pós-Covid funciona junto a rodoviária e oferece serviços de fisioterapia e psicologia. Segundo o secretário municipal de saúde, Uilian Cavalheiro, os serviços já vinham sendo oferecidos por meio das unidades de saúde, porém, identificou-se a necessidade de um centro especializado devido ao aumento da demanda.

“Estamos muito atentos a tudo que diz respeito à Covid-19 em nosso município. Ampliar os serviços, centralizando eles em um único local, certamente irá auxiliar muitas pessoas. É fundamental que a gente olhe não só para o momento da doença, porque ela deixa muitas consequências na vida das famílias”, explica Uilian.

O encaminhamento para o atendimento no Centro Pós-Covid é realizado exclusivamente por profissionais da saúde do município, seja via unidades de saúde, Central de Triagem ou do serviço de monitoramento dos pacientes da Covid-19, feito pela Secretaria da Saúde.
Em casos específicos, em que a pessoa está acamada, o serviço é oferecido de forma domiciliar. Atualmente, nove pacientes da Covid-19 recebem em casa serviços de fisioterapia e psicologia.