Cidade Empreendedora: Xanxerê define estratégias para o desenvolvimento territorial

0
132
consultoria vsd

Liderança, comunicação, turismo e criatividade são as verticais estratégicas do ciclo 2021/2022 do Programa Cidade Empreendedora escolhidas pela Administração Municipal de Xanxerê. As soluções serão executadas pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC.

O programa tem como objetivo a transformação local pela implantação de políticas de desenvolvimento, que permitem uma estrutura sólida e resultam em uma gestão empreendedora. “Também selecionamos ações para aprimorar a prestação de serviço aos munícipes, para fomentar determinadas atividades econômicas e para incentivar o empreendedorismo”, explica o prefeito em exercício, Adenilso Biasus.

Em Xanxerê será realizada oficina de textos e linguagem para redes sociais. Serão capacitados os servidores municipais com o objetivo de alinhar a comunicação entre Administração Municipal e moradores, para ter o melhor entendimento e engajamento, com linguagem clara, orientada e dinâmica.

Outra oficina prevista é de criatividade no artesanato para o desenvolvimento de produtos culturais e souvenirs. A intenção é gerar oportunidades de trabalho e renda, aproveitando as vocações regionais, a preservação das culturas locais e a formação de uma mentalidade empreendedora para o mercado competitivo.

Para o turismo estão previstas duas soluções: desenvolvimento e promoção e implantação de rotas e roteiros. A primeira contempla consultorias para desenvolver e promover o setor garantindo a implementação de ações alinhadas ao Plano Nacional de Turismo. O trabalho envolve: sensibilização dos atores; formação e orientação do grupo de trabalho; qualificação da oferta; turismo em números e promoção do destino.

Com o objetivo de implantar ao menos uma rota turística será realizado o mapeamento e diagnóstico da oferta, identificada demanda potencial, ministrada palestra de sensibilização e elaborado plano de melhoria padrão para até 20 empresas. Também estão previstos o planejamento estratégico da rota, definição da infraestrutura de sinalização, workshops de precificação, plano de comunicação e workshop de apresentação de produtos.

O programa Cidade Empreendedora também prevê aperfeiçoamento das lideranças locais com ênfase para o desenvolvimento econômico territorial.