Entidades buscam habilitação do HRO para atender AVC

0
159
consultoria vsd

A homologação, pelo Ministério da Saúde, para que o Hospital Regional do Oeste atenda vítimas de acidente vascular cerebral, através de unidade de cuidados agudos de AVC, é um fato representativo para melhor atender a população. Essa avaliação é do presidente do Sindicato do Comércio da Região de Chapecó (Sicom), Ricardo Urbancic, para quem a decisão “é uma conquista muito grande para toda a região Oeste de Santa Catarina”.

Para a homologação no Sistema Único de Saúde (SUS), atuaram conjuntamente a direção do Hospital Regional e entidades empresariais, sob a coordenação do presidente da Associação Comercial e Industrial de Chapecó, Nelson Eiji Akimoto. Inicialmente as gestões envolveram, ainda no final do ano passado, a Secretaria de Saúde do Estado e depois o Ministério da Saúde. Com a decisão, conforme anunciou em Chapecó a governadora interina Daniela Reinehr, deverá ocorrer o repasse anual de recursos da ordem de R$ 1,6 milhão.

Com muita cobrança

Como a unidade mais próxima de Chapecó para esse tipo de atendimento está em Blumenau, desde o começo deste ano entidades empresariais da cidade tem auxiliado financeiramente para a manutenção dos atendimentos no HRO, entre elas o Sicom. Seu presidente destaca que a homologação permitirá que as pessoas acometidas de AVC tenham atendimento com medicamentos e acompanhamento para que ocorra a reversão dos sintomas e, quando possível, não fiquem sequelas. Ricardo Urbancic salienta o envolvimento do presidente da Acic a frente da mobilização. Para ele, “essa homologação aconteceu somente com muita cobrança e é uma conquista conseguida pelo envolvimento das entidades empresariais e Sicom esteve junto desde o primeiro momento da campanha, com a contribuição financeira em dois meses”.