Xanxerê recebe novas doses da Coronavac para aplicação da 2ª dose da vacina

0
396
consultoria vsd

O município de Xanxerê recebeu 360 doses da vacina Coronavac para a aplicação da 2ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos acima de 70 anos e profissionais de saúde que estão na data de receber a D2.

Os idosos e profissionais de saúde poderão se dirigir ao longo desta semana até a Arena Ivo Sguissardi das 8 às 11 horas e das 13h às 16h30 para a aplicação do imunizante.
Além da aplicação da segunda dose, a Secretaria Municipal de Saúde estará aplicando nesta semana a 1ª dose para pessoas com comorbidades de 55 a 59 anos e em idosos acima de 60 que ainda não fizeram a vacina contra a Covid.

Comorbidades

Serão vacinados nesta semana as seguintes comorbidades em pessoas de 55 a 59 anos: diabetes mellitus; anemia falciforme; obesidade mórbida imc ≥ 40; cirrose hepática (child pugh a, b ou c); e gestantes.

Receberão a vacina pessoas com hipertensão arterial resistente (har) (acima das metas recomendadas com o uso de três ou mais anti-hipertensivos); hipertensão arterial estágio 3/ hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão alvo e/ou comorbidade (pas ≥180 e/ou pad ≥110 / pas entre 140 e 179 e/ou pad entre 90 e 109 com loa ou comorbidade); pneumopatias crônicas graves (dpoc, fibrose cística e pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática); doença renal crônica (tfg 10 mg/dia ou recebendo pulsoterapia com corticoide e/ou ciclofosfamida; demais indivíduos em uso de imunossupressores ou com imunodeficiências primárias; pacientes oncológicos que realizaram tratamento quimioterápico ou radioterápico nos últimos 6 meses; neoplasias hematológicas).

Pessoas com doenças cardiovasculares (insuficiência cardíaca, cor pulmonale, hipertensão pulmonar, cardiopatia hipertensiva, angina estável, cardiopatia isquêmica, iam prévio, lesão valvar com repercussão hemodinâmica, portadores de próteses valvares, miocardiopatias, pericardiopatias, cardiopatias congênitas com repercussão hemodinâmica, fibrilação, flutter atrial, aneurismas e dissecções de aorta e grandes vasos, avc, ait, demência vascular).

Pessoas com deficiência física permanente (limitação motora que cause grande dificuldade ou incapacidade para andar ou subir escadas / indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de ouvir mesmo com uso de aparelho auditivo / indivíduos com grande dificuldade ou incapacidade de enxergar mesmo com uso de óculos / indivíduos com alguma deficiência intelectual permanente que limite as suas atividades habituais, como trabalhar, ir à escola, brincar, etc.).

Comprovação

Todas as pessoas com comorbidades desse grupo devem apresentar no momento da vacinação laudo ou atestado da rede pública ou privada assinado e carimbado por um médico, que comprove as comorbidades. O documento ficará arquivado, por isso é importante levar cópia.

Acamados

As pessoas acamadas que fazem parte do grupo que será imunizado devem entrar em contato com o telefone 3441-8591 para fazer o agendamento da vacina em casa.