Aumento de casos ativos leva administração a adotar medidas mais restritivas

0
370
Escola Acolhedora abril 2024

Xanxerê – Em entrevista coletiva realizada na manhã desta quarta-feira (02) o prefeito Oscar Martarello anunciou a publicação do Decreto 257/2021 (clique aqui para ver o decreto na íntegra) , com o retorno de algumas medidas restritivas para tentar conter o aumento dos casos de Covid-19.

Menor impacto para a economia

Martarello esclareceu que a decisão foi tomada após exaustivas reuniões com a equipe técnica, onde foram levados em conta o grande aumento do número de casos de contaminação e a ocupação do Hospital Regional São Paulo (HRSP) e Unidades Básicas de Saúde (UBS). O prefeito reforçou que também foi levado em consideração o menor impacto social e econômico para o município. “Sei que as medidas não agradam, mas não podemos nos omitir neste momento. Esses casos vão continuar aumentando e a população vai cobrar das autoridades que não tomaram nenhuma medida para conter o avanço da doença e as possíveis mortes. Fizemos várias reuniões com toda a equipe e tentamos chegar a uma decisão que traga menos impactos econômicos e sociais para Xanxerê”.

Lotação do Hospital e falta de insumos

O diretor Administrativo do Hospital São Paulo, Fábio Lunkes, enfatizou o problema da lotação do Hospital. “Estamos com a ocupação no máximo. Não só nos setores de atendimento ao Covid, mas nas enfermarias e nas UTIs gerais. Diferente do que aconteceu em janeiro e fevereiro, que o Hospital foi sendo ocupado aos poucos até atingir o limite de ocupação, agora nós já estamos com a lotação no máximo. Estamos vendo a hora que o colapso será irreversível”.

Lunkes também falou da falta de medicamentos. “Estamos com dificuldades de adquirir sedativos para os pacientes intubados. Os fabricantes não estão conseguindo atender a demanda nacional. Recebemos alguns itens do Estado e do Ministério da Saúde, mas logo não serão suficientes”.

Festas familiares e reuniões sociais

O médico Diego Corso, diretor Técnico da Secretaria de Saúde, explanou sobre a origem dos casos de Covid que levaram a tomada da decisão. “Nós já identificamos que não são mais os idosos que estão se contaminando e sim os jovens. Também percebemos que não se pega Covid no trabalho, mas sim nas reuniões sociais e familiares. Por isso as medidas restritivas do decreto serão no sentido de diminuir a transmissão nessas situações”.

Atendimento nos Postos de Saúde

A enfermeira Bruna Fiuza de Carvalho, da secretaria  Municipal de Saúde, falou dos atendimentos nas UBS. “Nós precisamos retornar os atendimentos nas Unidades de Saúde, afinal ficamos todo o ano passado com algumas unidades fechadas e outras atendendo praticamente só os casos de Covid. Mas as pessoas precisavam do andamento para outros problemas de saúde, mostrar os resultados de exames para os médicos e dar andamento nos tratamentos. Estamos tentando conciliar esses atendimentos, mas isso também está gerando um grande número de atendimento nos postos. Outra coisa grave é que não temos médicos para tanta demanda, mesmo com os processos seletivos que foram abertos, não houve preenchimento das vagas”.

Medidas

As medidas previstas no decreto 257/2021 são:

  • Proibição da comercialização de bebidas alcoólicas por qualquer estabelecimento, independentemente de horário;
  • Restrição de circulação de pessoas das 22h às 6h;
  • Proibição de prática esportiva coletiva, inclusive eventos e competições esportivas organizados pelo Poder Público ou pela iniciativa privada.

Também estão suspensos até dia 9 de junho:

  • Atividades em Casas noturnas, shows, espetáculos, teatros, museus e afins;
  • Eventos sociais de qualquer natureza (casamentos, aniversários, jantares, confraternizações, bodas, formaturas, batizados, festas infantis e afins);
  • Confraternizações familiares, independentemente do número de pessoas, exceto entre os residentes no local;
  • Concentração e permanência de pessoas em parques, praças, vias públicas, pátio de postos de combustíveis e demais espaços onde há risco potencial de ocorrer aglomerações;
  • A utilização de salões de festas e demais espaços de uso coletivo em condomínios e prédios privados.