Secretaria de Educação promove capacitação para profissionais de apoio atuar com alunos com deficiência

0
379
consultoria vsd

A Secretaria Municipal de Educação de Xanxerê realizou nesta quarta-feira (30) uma formação continuada com os profissionais de apoio da rede municipal de ensino referente às práticas pedagógicas essenciais para que os alunos com deficiência tenham a oportunidade de conviver e aprender em interação com o outro.

Os profissionais foram orientados pela professora responsável pelo AAE (Atendimento Educacional Especializado), Elise Tofollo, sobre o planejamento de ações e atuação formativa por meio de interações e experiências que estimulem e ampliem as possibilidades de desenvolvimento e aprendizagem, através da ação conjunta do professor regente e do profissional de apoio. “Compreender as limitações de cada aluno e proporcionar os estímulos adequados de acordo com cada necessidade é de fundamental importância para que o aluno se desenvolva de forma integral. Precisamos valorizar o potencial de cada um e tornar nosso aluno independente”, destacou Elise.

Durante a capacitação os profissionais tiveram a oportunidade de discutir e rever a sua prática neste momento de atividades nas modalidades remota e híbrida, através de relatos de experiências e de apontamentos de ações a serem executadas durante a sua rotina de trabalho.

 “A Secretaria Municipal de Educação entende que muito mais do que cumprir a lei da inclusão, garantindo o acesso dos alunos com deficiência nas Unidades Escolares, o objetivo é eliminar os obstáculos que limitam a aprendizagem e a participação no processo educativo. Nossas escolas, espaço que acolhe os alunos em meio a sua diversidade com diferentes vivências e realidades necessita propor alternativas de acolher os estudantes em sua individualidade”, salientou a secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa.