Nova etapa do Corujão da Saúde pretende zerar as filas de cirurgias eletivas de média complexidade

0
314
Escola Acolhedora abril 2024

A Prefeitura de Xanxerê lançou na manhã desta sexta-feira (02) a 2ª etapa do Corujão da Saúde que visa zerar as filas de cirurgias eletivas de média complexidade no município. Xanxerê tem hoje uma demanda reprimida de mais de 300 pessoas na fila para as cirurgias de média complexidade, algumas há mais de dois anos.

O prefeito Oscar Martarello ressaltou que em virtude da pandemia as cirurgias e consultas foram suspensas e acabaram não acontecendo. “Todos sabem que suportar uma dor é difícil, ter um familiar precisando é muito difícil, e prontamente nos unimos para poder encontrar uma solução para atender essa demanda reprimida, atendendo um pedido dos vereadores Alcedir Rama, Evandro Berto, Evandro Saibo e Vilmar Zarembski para podermos acabar com as filas de cirurgia eletiva de média complexidade. Ficamos felizes quando conseguimos dar essa resposta e atender a população não apenas com a saúde, mas em todas as demais áreas. Isso é prioridade, atender a população nos quatro anos de nosso governo”.

A secretária municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, disse que a secretaria já está trabalhando para organizar o fluxo com hospitais de médio e pequeno porte para agilizar os agendamentos conforme a demanda e especialidade médica para atender à população que está na fila.

A secretária destacou ainda que em relação ao Corujão da Saúde I, lançado em fevereiro para reduzir o tempo de espera por exames especializados, realizou mais de 3000 exames que estavam reprimidos.

Acompanharam a solenidade de lançamento ao lado do prefeito Oscar Martarello e da secretária Francis Mara Zago Pegoraro, o vice-prefeito Adenilso Biasus, o vereador Vilmar Zarembski e a presidente do Conselho Municipal de Saúde, Caroline Cenzi, a primeira-dama Vânia Cancelier Martarello, a Controladora Interna, Eduarda Cristina Schuckes, o diretor de Esportes, Luiz Vicente Paglia Junior, a diretora de Regulação, Cleci Zanin, a diretora de Saúde, Bruna Fiúza, servidores da Secretaria de Saúde e imprensa.