Lajeado Grande inaugura Sala do Empreendedor

0
468
consultoria vsd

Os empresários de Lajeado Grande ou quem deseja formalizar o seu negócio passam a contar com um serviço de referência – a Sala do Empreendedor junto a Casa do Artesão, localizada ao lado do prédio da Prefeitura no centro do município. O espaço foi inaugurado nesta semana com a presença de lideranças locais, empresários, servidores municipais e representantes do Sebrae/SC. A prestação de serviço gratuita faz parte do Programa Cidade Empreendedora, que é executado pela Administração Municipal e pelo Sebrae/SC, e busca promover o desenvolvimento social e econômico do município.

A Sala do Empreendedor é a materialização do conteúdo da Lei Geral, representa o pleno atendimento aos preceitos legais contidos na Lei Complementar Federal nº 123/2006, com abordagem da simplificação dos processos de abertura, alteração e baixas das empresas. A estrutura é um canal de contato permanente do Poder Público com os empreendedores para solucionar desafios, esclarecer dúvidas e transmitir informações essenciais ao setor empresarial, além de ser uma ferramenta importante para a criação de um ambiente favorável para o desenvolvimento econômico local por meio do crescimento dos pequenos negócios.

De acordo com o prefeito, Anderson Elias Bianchi, a Administração Municipal está atendendo alguns anseios da comunidade, a exemplo da implantação de projetos voltados ao empreendedorismo. “Sabemos que Lajeado Grande é o segundo menor município catarinense, mas o número de habitantes está aumentando nos últimos anos, o que é importante para o desenvolvimento territorial. Nossa população de jovens é de aproximadamente 400 pessoas e, por isso, precisamos criar estruturas para que tenham acesso à educação e às oportunidades. Nossa função como gestor público é melhorar a qualidade de vida de todos os moradores, mas não de maneira assistencialista, incentivando o potencial e a proatividade de cada um”, reforçou.

“Importante parabenizar toda a equipe envolvida na concretização desse sonho que também representa um passo importante para o município. Nosso intuito é valorizar os munícipes, mas um reconhecimento que vai além do pessoal, é um incentivo para empreenderem. Lajeado Grande ganhará muito com o programa Cidade Empreendedora”, destacou a representante do Administrativo Municipal, Talya Caregnatto.

Para a presidente da Câmara de Vereadores, Inelve Tereza Maraschin Dierings, a Sala do Empreendedor tem um papel importante no município e servirá de apoio para as pequenas iniciativas de novos negócios que surgirão. “O Poder Legislativo aprova ações como essa, que buscam fortalecer a economia local e impactam diretamente na geração de emprego, renda e melhoria do movimento econômico”, enfatizou ao desejar um trabalho próspero a todos.

Sala do Empreendedor

Entre os serviços disponibilizados estão: atualização de informações; orientações para abertura de novos negócios; formalização de microempreendedores individuais (MEIs); emissão de certidões e guias diversas; suporte para o preenchimento da Declaração Anual do MEI; auxílio para emissão de notas fiscais; apoio, divulgação e incentivo para participação das micro e pequenas empresas nas compras governamentais; assessoria na parte burocrática e documental para processos licitatórios e oferta de cursos, capacitações e consultorias.

O horário de atendimento da Sala do Empreendedor é de segunda a sexta-feira das 7h30 às 11h30 e das 13 horas às 17 horas.

MB Comunicação