APAE de Xanxerê realiza capacitação sobre a LGPD para os funcionários

0
474
consultoria vsd

Na última segunda-feira (19) a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Xanxerê realizou uma capacitação para os funcionários sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). O treinamento foi realizado pelo assessor jurídico da Associação, o advogado Vinicius Almada Mozetic.

Segundo Ana Modesti, presidente da APAE, a capacitação atendeu a todos os profissionais da instituição. “Nós chamamos para a capacitação os profissionais de todos os segmentos, devido a importância do tema. Participaram o pessoal da administração, os motoristas, serviços gerais, os professores e a equipe clínica. Todos que estavam trabalhando na segunda, o que é a maioria”.

Mozetic esclareceu que as mudanças que a sociedade sofreu nos últimos anos levaram a criação da LGPD e que todos os profissionais devem estar atentos a essa mudança. “Pelo compromisso com a pessoa com deficiência, sabendo que a APAE promove o acompanhamento da pessoa com deficiência intelectual e múltipla, onde a garantia dos direitos da pessoa com deficiência é responsabilidade de todos, surgiu a necessidade da capacitação sobre a lei 13.709, de 2018 dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade de privacidade, tanto dos alunos, quanto dos profissionais.”

A diretora da Escola Especial Helena Adams Keller, Alvaneve Moretto, falou da importância da capacitação para todos os profissionais. “Apesar da lei não ser algo novo, os profissionais precisam saber como vai funcionar a partir de agosto. Além disso, tanto os professores quanto a equipe clínica estão participando de capacitação online promovida pela Fundação Catarinense de Educação Especial durante toda a semana. Isso é fundamental para a qualidade do nosso trabalho, mas principalmente pela qualidade e respeito com os alunos”.