Servidores da região AMAI participam de segunda etapa do curso sobre manejo no suicídio

0
102
Cadastro Foca na Notícia

Profissionais que atuam com a área da saúde mental nos municípios da AMAI, participam nesta quarta e quinta-feira, 08 e 09, da segunda etapa da formação sobre “Cuidado e Manejo no Suicídio: Prevenção e Posvenção”, promovido pela AMAI e ministrado pelo psicólogo e Membro da Associação Brasileira de Estudos e Pesquisas em Suicídio (ABEPS), Abel Petter.

Abel explica que na primeira etapa do curso, realizada dias 24 e 25 de agosto, os profissionais puderam entender e conhecer as diferentes abordagens, tratamentos, situações que envolvem o suicídio. Além de entender como tratar o assunto na mídia, com familiares, como trabalhar a prevenção e cuidados.

Nesta segunda etapa, os profissionais fazem uma aplicação do conteúdo ministrado, com avaliações, colocando a análise em prática. “Serão apresentadas situações em vídeo para que os profissionais analisem e decidam a melhor abordagem e diagnóstico a ser realizado, preenchendo formulários e identificando os níveis da intensidade suicida”, explica.

Segundo estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) publicadas no relatório “Suicide worldwide in 2019”, cerca de 800 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos, sendo a segunda principal causa de morte entre jovens com idade entre 15 e 29 anos. Dados intensificam a importância de falar sobre o assunto.

A formação tem carga horária de 12h com certificação.