Museu do Milho Antônio Sirena passará por reforma e revitalização

0
376

A partir desta sexta-feira (15) o Museu do Milho Antônio Sirena, em Xanxerê, estará fechado por tempo indeterminado para reforma e revitalização. O processo faz parte do Plano Museológico de Xanxerê, realizado através do projeto “Museu do Milho: gestão, preservação de acervos e educação patrimonial”, selecionado pelo Prêmio Elisabete Anderle de Apoio a Cultura – Edição 2020, executado com recursos do Governo do Estado, por meio da Fundação Catarinense da Cultura.

Nesta quinta-feira (14) a diretora do Departamento de Cultura, Aguinetes Barfkenecht, juntamente com a diretoria do Coletivo de Amigos do Museu do Milho e a equipe Catavento Produção Cultural, da qual faz parte o museólogo Idemar Ghizzo, estiveram reunidos para debater as diretrizes e projetos do Plano Museológico de Xanxerê.

Na ocasião foram apresentadas para apreciação e sugestões a cartilha e a proposta de nova exposição para o Museu do Milho, que estão em andamento por meio do projeto “Museu do Milho: história, memória e preservação do patrimônio cultural do oeste catarinense”, realizado através da Lei de Incentivo à Cultura.

Na oportunidade foi apresentada como será a organização dos espaços, contemplando cenários temáticos e painéis tridimensionais e oficinas de formação de multiplicadores, dinamizando a preservação e comunicação dos bens culturais da localidade e do acervo museológico da instituição.