consultoria vsd

A Secretaria Municipal de Educação de Xaxim, no oeste catarinense, disponibilizará em 2022 um conjunto de soluções digitais (oficinas, cursos e jogos) para alunos e professores. A iniciativa será realizada por meio do Programa Educação Empreendedora, que é uma das verticais estratégicas oferecidas pelo Programa Cidade Empreendedora executado em parceria com o Sebrae/SC.

O propósito é ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino. Serão trabalhados conteúdos sobre empreendedorismo nos currículos para desenvolver competências empreendedoras e possibilitar a inserção sustentada no mundo do trabalho. A proposta buscará transformar a realidade da educação a partir do aprimoramento de mentes inovadoras dentro das salas de aula.

Os conteúdos de empreendedorismo geram reflexão sobre projeto de vida e carreira, além de incentivar o desenvolvimento de competências empreendedoras para que o estudante decida por fazer parte de um negócio ou ter sua própria empresa. O Programa de Educação Empreendedora do Sebrae/SC buscará desenvolver o aluno como agente de mudança por meio de processos de aprendizagem para que atue de maneira consciente e responsável na sociedade.

Em Xaxim, as ações de educação empreendedora serão realizadas com estudantes do ensino fundamental, do ensino médio e de turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A previsão é beneficiar aproximadamente 2,8 mil alunos das seguintes unidades escolares: E.B.M. Santa Terezinha, E.B.M. Cecilia Meireles, E.B.M. Dom Bosco, E.M. Dirce Dal’Agnol, E.E.F. Diadema; E.B. Custodio de Campos, E.B. Neusa Massolini, E.B. Gomes Carneiro, E.B.M. Ari Lunardi e Centro de Educação de Jovens e Adultos (CEJAX).

“A oportunidade de trabalhar com educação empreendedora, sem dúvida, é uma ferramenta importante para motivar os alunos a terem ideias inovadoras. Estaremos auxiliando na formação de cidadãos autônomos, transformadores, reflexivos e com ideias criativas, além de contribuirmos para o desenvolvimento de habilidades para aplicação na vida diária”, analisa a coordenadora pedagógica Sonia Priori.

De acordo com o secretário Municipal de Educação, Jose Mauro de Oliveira, ao inserir a educação empreendedora na escola pretende-se desenvolver nos alunos competências e habilidades inerentes a capacidade de visualizar oportunidades, como proatividade diante das situações da vida diária e enfrentar desafios do mundo contemporâneo que está em constante mudanças. “Queremos alunos com capacidade de serem líderes criativos, autônomos, com capacidade de tomar decisões, de encontrar soluções e de transformar a sua realidade e a do entorno em que vive”, antecipa.

As atividades serão executadas pela Secretaria Municipal de Educação, em conjunto com um consultor credenciado ao Sebrae/SC, que auxiliará no planejamento e no monitoramento das ações de educação empreendedora em Xaxim. As soluções práticas de aprendizagem vão de encontro aos quatro pilares de educação propostos pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco): aprender a conhecer; aprender a fazer; aprender a conviver e aprender a ser.