consultoria vsd

Um momento para executar trabalhos manuais, conversar e aliviar a tensão. Assim é a oficina de artesanato com as mães da UTI Neonatal do Hospital Regional São Paulo (HRSP). O projeto executado com o auxílio de uma artesã voluntária, era desenvolvido rotineiramente antes da pandemia e agora está sendo retomado gradativamente. Os encontros ocorrem uma vez por semana, sempre nas tardes de quinta-feira, no auditório do hospital.
Dona Ione Ávila é artesã e voluntariamente esteve no HRSP na última quinta-feira (21), para orientar as atividades. Participaram sete mães que estão com os filhos internados na UTI Neonatal. Durante uma hora de atividade, cada uma confeccionou um chaveiro em formato de coração. O material – tecidos, linhas, agulhas e demais itens, são adquiridos pelo hospital.
Conforme a psicóloga do HRSP, Denise Sasso, “ficar com um filho internado em uma UTI Neonatal, é cansativo, tanto físico quanto emocionalmente, além de estar longe de casa e muitas vezes dos próprios familiares. Aqui no hospital, as mães ficam como acompanhantes de seus filhos, 24 horas por dia, e o projeto de artesanato oferece um momento diferenciado de descontração e relaxamento, fora do contexto de UTI. Elas podem ir para outro ambiente, conversar sobre outros assuntos, e se ocuparem desenvolvendo um “mimo” para seus próprios filhos. O objetivo é oferecer algo a mais, um cuidado humano e carismático,” afirma a psicóloga.