Cadastro Foca na Notícia

O colegiado de Nutrição da AMAI realizou nesta manhã uma reunião para definir a nova diretoria que estará à frente do colegiado em 2022.
Foram eleitas, como presidente Tamara Rocha Rauber, nutricionista no Município de Passos Maia, como vice-presidente, Emanoela Benedetti Catapam de Ouro Verde e Karlla Filappi, nutricionista no município de Xanxerê.
Também estavam na pauta a adequação dos cardápios das creches referente a Resolução nº 6, de 8 de maio de 2020 que preconiza a alimentação adequada e saudável baseada no consumo de alimentos in natura ou minimamente processados, para crianças, visando à promoção da saúde, do crescimento e do desenvolvimento de acordo com o potencial de cada criança.
Uma agroindústria da região apresentou ao grupo produtos focados na alimentação mais saudável, como, Pão sovadinho enriquecido com beterraba e com abóbora cabotiá e Macarrão enriquecido com ora-pro-nobis. A intenção é incrementar os cardápios das escolas a partir de 2022 com mais alimentos naturais.
A atual presidente do colegiado, Lilian Mosena, do município de Faxinal dos Guedes, explica que o grupo agora está focado no levantamento de informações, orçamentos e planejamento para formulação do novo cardápio escolar.
Outro tema apresentado é o planejamento de atividades 2022, incluindo as capacitações.
Segundo Lilian, duas formações devem ser realizadas já no início do ano. Em um primeiro encontro um curso voltado às Boas Práticas para as merendeiras da rede municipal de ensino dos municípios e um segundo encontro focado às merendeiras, funcionários e educadores das creches municipais, para tratar sobre a nova legislação e alterações dos cardápios.