COMDE Xanxerê realiza capacitação para conselheiros

0
322
consultoria vsd

Xanxerê – Na manhã desta quarta-feira (17) os conselheiros do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência-Comde de Xanxerê participaram de uma capacitação online sobre as competências e atribuições do Conselho e dos conselheiros.

A capacitação foi ministrada pelo conselheiro e membro da diretoria Ivan Durand Junior e abordou os aspectos históricos, legais e práticos sobre Conselhos Municipais. “Procurei trazer um pouco da história da criação dos Conselhos Municipais. Apesar da existência dos Conselhos estar garantida na Constituição de 1988, sua história teve início bem antes. Buscamos referenciais históricos da criação dos Conselhos dos Direitos das Pessoas com Deficiência, abordando o papel do Conselho e as atribuições dos conselheiros bem como seus aspectos legais”.

O presidente do Comde, Paulo Roberto Ferronato, destacou a importância da capacitação para reforçar o papel dos conselheiros. “Foi muito importante porque serviu de referência para as ações do Conselho, ou seja, qual o papel do Comde, qual o papel dos conselheiros como agentes atuantes na formulação de políticas públicas e de fiscalização da política municipal da pessoa com deficiência. Serviu para estimular os conselheiros a atuarem de uma forma mais coerente integrada, na luta pelos direitos da pessoa com deficiência, pela acessibilidade, pela saúde, pela educação inclusiva, fazendo com que as pessoas atuem de forma mais profissional e responsável enquanto conselheiros”.

Ferronato enfatizou que o Comde passa por um processo constante de aprimoramento dos seus membros. “Mesmo durante a pandemia, no ano passado, aproveitamos a tecnologia e realizamos várias lives e capacitações online. Ainda não formalizamos um calendário de treinamentos para os conselheiros, mas posso afirmar, sem medo, que desde o início do ano passado realizamos em média uma capacitação a cada três meses. Esse aprimoramento é fundamental para quem pretende debater sobre políticas públicas e nosso time é muito participativo”.

Ivan Durand Junior é graduado em Marketing com pós-graduação em Gestão Pública. Presta assessoria e realiza treinamentos para o setor público desde 2003. Atualmente está cursando um MBA em gestão Estratégica. “Não existe idade para aprender. Conhecimento não ocupa espaço, não pesa”,  conclui Durand.