AMAI realiza etapa regional da Conferência Nacional da Educação

0
398
consultoria vsd

Secretários de educação, professores e agentes educacionais de toda região AMAI se reuniram na segunda-feira (6), para a realização da etapa regional da Conferência Nacional da Educação (CONAE). O evento organizado pela AMAI aconteceu de forma presencial no Centro de Cultura e Eventos César Avelino Bragagnolo, em Faxinal dos Guedes, escolhido devido a estrutura completa e propícia pra receber os participantes com segurança e respeitando os regramentos em relação a COVID-19.
Presidente da AMAI e prefeito de faxinal dos Guedes, Gilberto Lazzari participou da abertura pontuando a importância da ação para o futuro da educação. A condução da conferencia foi realizada pela coordenadora de formação da AMAI, Fernanda Bertotto.
A CONAE é promovida a cada quatro anos e acontece na esfera Municipal, Estadual e Nacional, sendo que uma etapa complementa a outra. É um espaço aberto pelo poder público para que todos possam participar do desenvolvimento da Educação Nacional, da Educação Infantil até a Pós-Graduação.
A conferência de 2022 terá como tema ‘Inclusão, Equidade e Qualidade: compromisso com o futuro da educação brasileira’ e será promovida nos dias 22, 23 e 24 de novembro de 2022, em Brasília.
Em outubro a AMAI realizou uma formação com os municípios para organização das conferências municipais e intermunicipais. Na etapa municipal, os agentes trabalharam na construção das propostas que foram unidas para construção do plano regional, que foi discutido e ajustado durante evento na data de ontem.
A conferência é um momento importante e serve como base para múltiplas políticas públicas. Nesta semana o documento base com as propostas é encaminhado pela AMAI, através da coordenadora de formação, Fernanda Bertotto, ao Estado, para que seja avaliado durante Conferencia Estadual, até chegar ao nacional, em novembro de 2022.
Durante o evento também foram eleitos os 19 delegados que farão a defesa na conferência estadual, das propostas construídas no regional.