Prefeitura de Xanxerê já entregou mais de três milhões de litros de água às famílias atingidas pela estiagem

0
201
consultoria vsd

A estiagem que atinge o município de Xanxerê desde junho de 2020 já acarretou um prejuízo de mais de R$ 48 milhões na agricultura nas culturas de soja, milho, feijão e pastagem, bem como na pecuária no ramo da suinocultura, avicultura e bacia leiteira.

Além dos prejuízos causados pela falta de chuvas, a Defesa Civil do município já distribuiu desde o ano de 2021 3,4 milhões de litros de água às famílias e comunidades mais atingidas pela estiagem que assola o município.

De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Ronaldo Luzzi, está sendo entregue água às famílias mais prejudicadas pela falta d’água nas Linhas Cambuinzal, Bom Sucesso, Bom Jardim, Perau das Flores, Costa do Irani, Brinckmann, Salete, São Paulo, Parmegiani, Faxinal do Irani, Invernadinha e Linha Suffiati.

No dia 27 de dezembro o prefeito Oscar Martarello assinou decreto nº 466/2021 declarando situação de emergência no município nas áreas afetadas pela estiagem.

Na semana que passou o prefeito Oscar Martarello e o coordenador da Defesa Civil participaram de uma reunião online com o secretário de Estado da Agricultura, Altair Silva, onde foram debatidos os efeitos da estiagem que atinge o estado.

O prefeito Oscar Martarello enfatizou que na reunião o secretário Altair Silva destacou que a região mais afetada é a Oeste, com mais de 50% de quebra na safra e que o Governo do Estado tem alguns programas de incentivos para a instalação de poços, cisternas, açudes, com 100% de financiamento pelo Governo do Estado, com abono de 50% do valor para pagamento em dia, além de uma verba de R$ 30 mil para preservação de fontes, sendo que 75% deste valor é subsidiado pelo Governo do Estado.

A Defesa Civil estadual disponibilizará, de acordo com Luzzi, reservatórios com capacidade de 10, 15 e 20 mil litros de água para as comunidades afetadas com a estiagem.