Xaxim inicia vacinação de crianças contra a Covid-19

0
140
consultoria vsd

A primeira criança a receber a vacina contra a Covid-19, em Xaxim, foi Vitor Gasparin, de 11 anos. O menino entrou na sala acompanhado do pai, mas foi a mãe quem guardou o lugar na fila duas horas antes do início. “Eu estava muito ansioso para me vacinar, agora vou me sentir muito mais seguro para poder voltar às aulas. Agora, vou convencer todos os meus amigos a também virem fazer a vacina”, diz Vitor.

A vacinação de crianças contra a Covid-19 iniciou nesta sexta-feira, 21, em Xaxim, quando foram disponibilizadas 310 doses. Neste primeiro momento estão sendo vacinadas, crianças com idade a partir de 11 anos e crianças com idade entre 05 e 11 anos com algum tipo de comorbidade ou deficiência física.

O prefeito, Chico Folle, acompanhou o início da vacinação e falou com as pessoas que aguardavam na fila sobre o trabalho da Administração Municipal no enfrentamento à doença. “Tudo que está a nosso alcance estamos fazendo. A triagem nunca parou, temos vários profissionais para atender quem procura por ajuda, e também com relação à vacinação que acontece todos os dias. Os profissionais da saúde são um time de guerreiros”, falou Chico.

Segundo o secretário municipal de saúde, Uilian Cavalheiro, a partir da próxima terça-feira, 25, haverá um cronograma semanal de vacinação para as crianças. “Cada frasco da vacina dispõe de dez doses, então precisamos otimizar a vacinação das crianças para que não sobrem doses. Esta etapa da campanha é mais um momento importante que estamos vivendo. Os profissionais da saúde são verdadeiros heróis que não têm medido esforços para dar conta da demanda”, exalta Uilian.

A vacinação contra a covid-19 acontece na Central de Vacinação, na antiga Unochapecó, de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h30 às 16h30. Todos devem levar caderneta de vacinação, carteira de vacinação caso já tenham realizado alguma dose, e documentos pessoais.