Casos de dengue aumentam cerca de 8000% em apenas um mês em Xanxerê

0
309

O município de Xanxerê já é considerado infestado pelo mosquito Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, do dia 14 de fevereiro até o dia 14 de março, houve um aumento de 8000% no número de casos positivos de dengue, saltando de 01 para 81, dos quais 80 são autóctones, ou seja, contraíram o vírus no município, e 01 importado, contraído em outro município.
Já os casos suspeitos passaram de 03 no dia 14 de fevereiro para 250 em 14 de março, dos quais 155 aguardam o resultado dos exames.

A coordenadora da Vigilância em Saúde, Caroline Cenzi, destaca que os bairros com mais focos do mosquito são Vista Alegre, Centro, La Salle, Matinho, São Romero, Veneza, Tacca, Tonial e Colatto. Segundo Carol, o município tem hoje 89 armadilhas para a captura do mosquito da dengue em 26 pontos estratégicos do município.

“Este é um momento extremamente delicado e é preciso que todos fiquem em alerta para os possíveis criadouros em suas residências, pois os números estão aumentando de forma assustadora todos os dias. É importante que cada morador verifique calhas, cisternas, caixas d’água, piscinas ou qualquer recipiente que possa acumular água. Todos estamos suscetíveis a contrair dengue. O uso de repelente é importante, mas a eliminação dos criadouros é mais eficaz, pois elimina o mosquito”, orienta Caroline.

A Vigilância Epidemiológica orienta que em caso de dor de cabeça, febre, dor no corpo ou manchas vermelhas na pele, é preciso procurar a unidade de saúde a qual pertence para avaliação e posterior coleta para sorologia de dengue. Em caso de dúvidas, ligue para o telefone 3441-8591.