OSB Chapecó e universidades firmam parceria no Projeto Força Tarefa Cidadã

0
104

Exercer a cidadania ativa com a potencialização de informações de interesse coletivo de sites governamentais, especialmente dos portais de transparência, e contribuir para a compreensão da população sobre como são aplicados os recursos públicos. Este é o objetivo do Projeto de Extensão Força Tarefa Cidadã do Observatório Social do Brasil de Chapecó, realizado em parceria com duas universidades locais.

A iniciativa, do OSB Nacional, OSB Chapecó, Unoesc e Unochapecó, foca na melhoria da gestão pública com controle social, gerando melhor qualidade de vida aos habitantes das comunidades onde os alunos estão inseridos. O projeto foi apresentado recentemente aos acadêmicos.

Entre as atividades está programada capacitação dos coordenadores, professores e acadêmicos no dia 30 de abril, além de execução presencial e on-line com acompanhamento e suporte virtual com datas e horários pré-determinados. Serão disponibilizadas vagas para 35 estudantes bolsistas.

O Observatório Social é uma forma organizada da sociedade civil atuar no monitoramento da aplicação dos recursos públicos. É formado por um grupo de cidadãos que representa a sociedade de forma voluntária no acompanhamento dos gastos públicos. Atualmente, conta com mais de 120 observadores voluntários, 18 empresas mantenedoras e acompanha, em média, 250 licitações por ano.