Ciclo de Palestras inicia na ExpoFemi 2022

0
450
consultoria vsd

Evento é realizado pela Comissão de Inovação com apoio do CREA e Mútua e tem o objetivo de contribuir com orientação e atualizações técnicas

Iniciou nesta segunda-feira (02) e segue até a sexta-feira (06), o Ciclo de Palestras Técnicas durante a Festa Estadual do Milho. As atividades fazem parte da área de inovação e tecnologia da feira que também tem como foco o agronegócio. A abertura contou com a participação do prefeito de Xanxerê, Oscar Martarello, o vice- prefeito e presidente da ExpoFemi, Adenilso Biasus, o presidente da Câmara de Vereadores de Xanxerê, Sidnei Mesnerovicz; o presidente da Comissão de Inovação da feira, Carlo Antunes dos Santos e o engenheiro e diretor do Crea/SC, Sergio Zanella.

As primeiras palestras do evento debateram o cenário da construção civil na região. O engenheiro civil Claiton Mesacasa apresentou a palestra “Complexidade nas Fundações de Edifício em Altura”. Ele destaca que cada vez mais os edifícios têm aumentado significativamente a altura e que isso exige aperfeiçoamento constante.

“Isso causa uma grande complexidade para resolver as fundações desses edifícios. Então cada vez mais são necessários maquinários diferentes, técnicas de dimensionamento para essa resolução. Então esse aperfeiçoamento do mercado tem que ser preciso, tanto na área de projetos, na área profissional, na executiva e equipamentos”, explica. Mesacasa também apresentou cases de dois edifícios, ambos de 40 pavimentos, de Chapecó que necessitam de soluções distintas para resolver essas fundações.

Cidades Inteligentes

O arquiteto Anderson Saccol Ferreira apresentou a palestra com o tema “Cidades Inteligentes e Sustentáveis: tendências para o futuro”. Ele trouxe novidades, tendências e a história do setor que iniciou o debate sobre sustentabilidade na década de 70. “Foram apresentados dados atuais sobre a questão da água potável, do saneamento, da higiene de forma global. E o porquê que a gente precisa tornar as nossas cidades inteligentes e como se determinam que uma cidade é inteligente ou não?”, explica o arquiteto. Ele pondera que falar sobre cidades inteligentes é falar sobre qualidade de vida, além de energia, água e governança.

Praça da Inovação

O presidente da Comissão de Inovação da feira, Carlo Antunes dos Santos, explica que a Praça da Inovação reúne entidades e instituições de ensino da região que auxiliam no conhecimento, pesquisa e fomento. “Procuramos reunir entidades da região na Praça de Inovação como o IFSC, UFFS, Unoesc, Núcleo de Inovação e Tecnologia da Acix, CREA-SC, instituições da Segurança Pública. Essas instituições têm diversos tipos de pesquisa que são apresentadas aqui”, frisa o presidente da comissão.

Programação das palestras

Nesta terça-feira (03), as palestras iniciam às 18h45. A primeira é com o tema “Uma Conversa Sobre Agricultura Regenerativa”, com o engenheiro agrônomo, Diego Aléssio e, às 20h30, a palestra com o tema “Programa Hidro Terraço Como Inovação para área de engenharia agrícola”, com o engenheiro Álvaro José Back.

Na quarta-feira (04), a palestra “Gerenciamento de Qualidade do Ar Interno em Hospitais e Clínicas” ocorre às 18h45, com o engenheiro mecânico José Edson Basto e, às 20h30, com o engenheiro mecânico Juliano Mazute, a palestra “A engenharia e a indústria 4.0”.
Na quinta-feira (05), a palestra será sobre “Tratamento de Efluentes, geração de energia elétrica e fertilizantes na Fazenda Bagatini”, com o médico veterinário Rodrigo Bagatini, às 18h45. Já às 20h30 ocorre a palestra “Análise do Mercado do Milho”, com o engenheiro agrônomo, Haroldo Tavares Elias.

Na sexta-feira (05) as duas últimas palestras do ciclo serão às 18h45 com o tema “Oportunidades de Economia no setor de energia elétrica na visão do empreendedor”, com o engenheiro mecânico, André Thiago Blanger. Às 20h30 ocorre a palestra “A Revolução do Setor Elétrico – Sistemas de armazenamento de energia – BESS, recargas de veículos elétricos e telemedição para gestão do consumo e dimensionamentos”, com o engenheiro eletricista, Landell Ones Michielin.

A realização das palestras também é da Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani (Seai), com apoio do CREA-SC e da Mutua.

Créditos: Assessoria de Imprensa ExpoFemi