Famílias começam a ser atendidas através do Programa Famílias Fortes em Xanxerê

0
147
consultoria vsd

Visando fortalecer os vínculos familiares para que a família esteja preparada e forte para enfrentar as dificuldades do dia a dia e para que os filhos possam estar amparados e seguros, protegidos pela família, teve início neste final de semana, em Xanxerê, o Programa Famílias Fortes.

A ação é uma parceria entre a Secretaria Municipal de Assistência Social de Xanxerê e Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS) para atender 180 famílias do município, em duas etapas, por meio do Centros de Referência de Assistência Social (CRAS).

A secretária municipal de Assistência Social, Luciana Contini, enfatiza que as oficinas ocorrem semanalmente aos sábados das 9h às 11h no SCFV De Olho no Futuro, no bairro Bortolon, e SCFV Crescendo e Aprendendo, no bairro João Winckler, acolhendo famílias que são atendidas pelo Serviço de Proteção e Atendimento Integral às Famílias (PAIF), mobilizadas através do CRAS Sufiatti e do Nossa Senhora de Lourdes.

“É uma metodologia de sete encontros semanais para famílias com filhos entre 10 e 14 anos que visa promover o bem-estar dos membros da família, fortalecendo os processos de proteção e construção de resiliência familiar e reduzindo os riscos relacionados a comportamentos problemáticos”, disse Luciana.

O recurso financeiro para a realização do programa Famílias Fortes será disponibilizado pelo Governo Federal através da execução de profissionais da UFFS, com famílias mobilizadas pelas equipes dos CRAS de Xanxerê e em estruturas físicas da Secretaria Municipal de Assistência Social de Xanxerê.