Secretaria de Educação capacita profissionais da rede municipal de ensino

0
71
Escola Acolhedora abril 2024

Pensando na volta às aulas dos mais de 4.300 alunos que compõem a rede municipal de educação, a Secretaria Municipal de Educação preparou uma série de capacitações disponibilizada aos profissionais da rede a fim de preparar a recepção e o acolhimento dos alunos que integram a Educação Infantil (creche) até os Anos Finais.

Na última sexta-feira (02), a Controladora Geral do Município, Andreza Gallas, participou da abertura da capacitação dos profissionais da educação, onde abordou o assunto “Gestão dos recursos da Educação”, com enfoque na aplicação dos recursos na Manutenção e Desenvolvimento do Ensino (MDE) e no Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (FUNDEB) e de Valorização dos Profissionais da Educação. A parceria visa aproximar e compartilhar o conhecimento, trazendo a todos os profissionais da rede municipal de educação informações importantes sobre a gestão dos recursos municipais, refletindo diretamente nas suas atuações diárias em cada unidade escolar.

Na oportunidade, a Secretaria Municipal de Educação realizou uma palestra com o tema “Neurodiversidade em sala de aula”, com a pedagoga, psicóloga e especialista em neuropsicopedagogia, Vanessa Maghry. Durante a formação, foram abordados temas de suma importância para a educação especial, a exemplo dos transtornos do neurodesenvolvimento e deficiências, comumente encontrados nas escolas, plano de desenvolvimento individualizado, práticas de educação inclusiva, comportamentos comuns no cotidiano e a relação com o neurodesenvolvimento. Os profissionais da Rede Municipal de Ensino puderam expor dúvidas, questionamentos, reflexões e vivências relacionadas ao tema abordado.

A secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, participou do evento e, ao fazer o uso da palavra, ressaltou a importância dos temas abordados, sobretudo da necessidade de os profissionais da terem conhecimento e se atualizarem a respeito das diversas formas de lidar e trabalhar com as diferenças no espaço escolar.