Alunos da Rede Municipal constroem foguete de sucatas em etapa preparatória para Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

0
39
Valorização Catarinense

A Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) é uma oportunidade para os alunos aprenderem sobre ciência, tecnologia e trabalho em equipe. Nesse sentido, cumprindo uma das etapas de preparação para a prova da OBA, os alunos do 5º ano da EMEB Nery Barbosa Giachini, construíram um foguete com sucatas.

A construção do foguete, que contou com a participação das professoras Sandra Gibikoski e Greici Picolli da Luz, envolveu conceitos de engenharia, como design estrutural, cálculo de trajetória e otimização de desempenho. Um projeto como esse promove habilidades de trabalho em equipe, comunicação e colaboração entre os alunos. A professora Sandra Gibikoski relatou que os alunos aprenderam a dividir tarefas, resolver problemas em conjunto e apoiar uns aos outros para alcançar um objetivo comum.

Os alunos da rede municipal de ensino de Xanxerê participarão da prova da OBA, que é ofertada do 1° ao 9° ano do Ensino Fundamental, no dia 17 de maio. A secretária de Educação, Vera Lúcia Corrêa, destacou que as escolas que possuem Ensino Fundamental I optaram por inscrever uma ou duas turmas iniciando pelos alunos do 5° ano, de modo a proporcionar a experiência de participação dos alunos, pois se trata de uma oportunidade que abre muitos caminhos.

Além disso, todos os alunos do 6º ao 9º ano, que estudam nas escolas que oferecem o Ensino Fundamental II, já participam há vários anos da Olimpíada. “Já tivemos muitos alunos medalhistas, o que nos orgulha muito,” destaca a secretária Vera.