Alunos da EMEB Nossa Senhora Aparecida têm dinâmica interdisciplinar com grupo de capoeira

0
65
Valorização Catarinense

Mistura de dança e arte marcial, símbolo de resistência dos escravos, a roda de capoeira é reconhecida pela Unesco como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade. Nesta semana a EMEB Nossa Senhora Aparecida recebeu o grupo de capoeira “Os Angoleiros do Interior”, que desenvolveu com os alunos uma dinâmica interdisciplinar dos componentes de Educação Física e Arte.

A capoeira, segundo a professora de Educação Física, Karine de Bortoli, promove nas aulas de Educação Física escolar não apenas atividade física, mas também desenvolve habilidades socioemocionais, como respeito e cooperação. Além disso, trabalha aspectos motores como coordenação e equilíbrio, enquanto ensina sobre a cultura afro-brasileira e promove inclusão e diversidade.

A professora de Artes, Loreci Lopes, destaca que na disciplina de Artes a capoeira é trabalhada como uma das manifestações da estética de matriz africana que conta com instrumentos musicais, canto e movimentos corporais. No contexto da Arte, a capoeira ressalta as tradições e ancestralidades dos povos africanos.

A diretora EMEB Nossa Senhora Aparecida, Deonilde Balduíno, conclui que essas ações oportunizam aos alunos vivências múltiplas e enriquecem o vocabulário cultural dos mesmos. “Gostaríamos de deixar registrado o nosso agradecimento ao Grupo de Capoeira “Os Angoleiros do Interior” pela generosidade da condução desta prática com nossos alunos.”