Beatriz Souza do Judô conquista a primeira medalha de ouro em Paris

0
46
consultoria vsd

Eu consegui. Sou campeã olímpica“, com esta frase a judoca Beatriz Souza expressava toda a sua emoção pela conquista da primeira medalha de ouro para o Brasil nas Olimpíadas de Paris.

A judoca Beatriz Souza, que conquistou o ouro na categoria acima de 78kg, não se abalou quando o ginásio inteiro do Camps de Mars gritava o nome de sua rival da semifinal, Romane Dick. Nem se desesperou quando o placar marcava sua derrota nas quartas-de-final, revertida no VAR. O fato de disputar sua primeira edição dos Jogos Olímpicos aos 26 anos também não a afetou.

Muito dessa frieza de Bia Souza se deve à sua técnica Sarah Menezes, que se tornou hoje a primeira brasileira campeã olímpica como judoca e treinadora e auxiliou a judoca a manter a concentração durante os Jogos. A comandante abriu o jogo e revelou que Bia encarou a competição de Paris como se fosse um “intenso treinamento”.

O desempenho de Bia Souza nas Olimpíadas foi de altíssimo nível. Bia estrou direto nas oitavas de final e, logo na primeira luta, venceu por ippon – após aplicar um Harai-goshi, faltando cerca de 20 segundos para o fim do combate. Nas quartas, o confronto contra a sul-coreana Hayu Kim foi mais difícil. As duas judocas receberam dois shidôs e ficaram penduradas em punições, mas, no início do golden score, Bia encerrou o combate com uma waza-ari.