Nos dias 27 e 28 de agosto a Sociedade de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Alto Irani (SEAI) realizou o Seminário Gestão de Projetos em BIM, que teve o patrocínio do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina (CREA-SC).
O BIM (Building Information Modeling) ou Modelagem da Informação da Construção é uma metodologia que envolve várias ferramentas, tecnologias e contratos para a geração e gestão de representações digitais das características físicas e funcionais de construções.
Ele é diferente do desenho tradicional em 2D, que é uma representação planificada do que será construído. A modelagem com BIM trabalha com modelos 3D mais fáceis de assimilar e mais fiéis ao produto final.
A legislação brasileira já está exigindo que os projetos para o setor público sejam desenvolvidos com BIM e já está previsto o acompanhamento das obras públicas também utilizem a metodologia.
O evento teve como palestrantes a engenheira civil Késia Alves da Silva, a arquiteta Julia Cadore, o arquiteto e engenheiro Luimar Antonio de Souza, arquiteto e mestre em BIM Alan Araújo engenheiro civil Bruno Bozza Prodocimo.
Todos os palestrantes apresentaram casos de uso da metodologia que foram desde a elaboração dos projetos até a fiscalização. Também explanaram sobre as ferramentas que podem ser utilizadas opara desenvolver os projetos.
O presidente da SEAI, o engenheiro eletricista Landell Ones Michelin, falou sobre o evento. “O seminário foi muito bom, tivemos a presença de engenheiros e arquitetos que, durante o debate, fizeram muitas perguntas aos palestrantes. Posso dizer que foi enriquecedor”.