Projeto da EMEB Nossa Senhora Aparecida traz a vivência do Goalball para os alunos

0
40
consultoria vsd

A EMEB Nossa Senhora Aparecida realizou um projeto de inclusão denominado “Goalball: Inclusão e Experiência na Escola”. A professora de Educação Física, Karine de Bortoli, e a professora de Educação Especial, Patrícia Porto, mobilizaram os atletas da equipe de Goalball da APADAVIX, treinados pelo professor Jean Carlos Lemos, para uma vivência prática com os alunos do turno matutino do 5º ao 9º ano.

Segundo a professora Karine, a introdução do Goalball na escola reflete o compromisso com a inclusão e o desenvolvimento integral dos alunos. Como esporte paralímpico voltado para pessoas com deficiência visual, ele permite que os estudantes vivenciem novas realidades, estimulando a empatia e o respeito às diferenças. Vendados, os alunos desenvolvem outros sentidos e trabalham em equipe, promovendo cooperação e solidariedade.

“Ao trazer essa prática, proporcionamos mais do que uma experiência esportiva, criamos oportunidades de aprendizado sobre inclusão e diversidade. Juntamente da Apadavix, os alunos vivenciaram uma manhã de grande importância e aprendizado no esporte”, relatou Karine.

A exemplo da interação entre os estudantes que participaram, a aluna Sophia Vitória Rivas da Silva destacou que gostou muito de jogar Goalball, uma vez que essa prática esportiva promove a inclusão das pessoas com baixa visão ou cegos. Ela comentou, também, ter sentido dificuldade em jogar, sendo necessário silêncio e concentração para se guiar somente pelo barulho realizado pela bola.

A diretora da EMEB Nossa Senhora Aparecida, Deonilde Balduíno, frisou estar impactada com a vivência, pois percebeu o engajamento de todos os alunos e professores neste evento singular de manifestação esportiva e cultural, além de salientar que a escola tem realizado várias iniciativas de inclusão e de respeito às diferenças. “Agradecemos aos membros da Apadavix que prontamente vieram até nossa escola.”, disse a diretora.

Deixe um comentário