JOVENS LÍDERES EM DESTAQUE NO AGRO

0
95
Escola Acolhedora abril 2024

Catarinenses avaliam positivamente o 2º encontro da etapa nacional do CNA Jovem

Dez catarinenses participaram do 2º Encontro da etapa nacional da 5ª Edição do Programa de Desenvolvimento de Lideranças CNA Jovem, no período de 27 a 29/10 em Brasília. A iniciativa foi do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e reuniu 88 participantes de 24 estados e do Distrito Federal. Foram três dias desenvolvendo as iniciativas iniciadas nas atividades online e no primeiro encontro, realizado em agosto.

O engenheiro agrônomo Italo Gabriel Torri, de Campos Novos, destaca a felicidade pela participação no evento. “Foi um fim de semana de muito aprendizado, com palestras e dinâmicas. Com certeza será muito positivo para minha vida profissional, pois consegui melhorar muito a capacidade de me posicionar em público, trabalhar em equipe, além de ampliar as habilidades de negociação e lidar com situações adversas. Percebo que já está refletindo muito no meu trabalho e na minha vida pessoal”.

O jovem frisa, ainda, que a participação de Santa Catarina no evento de Brasília foi incrível. “O grupo é muito engajado. Durante o programa cada um vem desenvolvendo uma iniciativa e pudemos refiná-la nesse encontro. A apresentação será no último encontro do ano em dezembro”.

A produtora rural Andrieli Ely, de Santa Terezinha do Progresso, atua com bovinocultura de leite e avicultura. Ela também ressalta que o evento representou uma oportunidade de trocar experiências com jovens do Brasil inteiro, com costumes e sotaques diferentes, mas que lutam pela mesma causa. “São pessoas que têm histórias maravilhosas e isso é muito enriquecedor”.

Para Andrieli, o programa como um todo movimenta e tira as pessoas da ‘zona do conforto’. “Isso já começa com a linda frase ‘esse desafio não é seu, é do seu beneficiário e do produtor’. Trabalhamos muito sobre nós, nosso propósito, valores, pontos fracos e também para parar de querer tudo para nós e usarmos a favor do produtor rural. É lindo, pois não é sobre ser melhor, nem sobre ganhar, é sobre ser você e saber que Deus te levou até ali para agregar na vida de pessoas e também aprender com elas”.

A 5ª edição do CNA Jovem iniciou em novembro de 2022 com etapas estaduais e atividades online. A coordenadora estadual do Programa CNA Jovem em Santa Catarina, Francine Iagher, avalia de forma positiva e destaca expressivos avanços do programa no estado. Para o presidente do Sistema Faesc/Senar, José Zeferino Pedrozo, o CNA Jovem é fundamental para fortalecer o setor agropecuário. “Trata-se de uma iniciativa que contribui para a formação de novos líderes no agronegócio e isso é essencial para um futuro promissor”.

SOBRE O ENCONTRO NACIONAL

A programação incluiu bate-papo com os egressos do programa e atuais presidentes da Comissão Nacional das Mulheres do Agro, Stéphanie Ferreira, e de Novas Lideranças, Paulo Rogério de Souza; momento para integração social intitulada “Sabores do Agro do Brasil”, com a degustação de produtos regionais de cada estado participante; palestras sobre comunicação digital e mídias sociais com os especialistas Rafael Kiso, fundador da plataforma de gestão de redes sociais mLabs, e Douglas Monteiro, CEO da Conteúdo Urbano, produtora de conteúdo digital.

Os participantes também acompanharam uma gravação do podcast do Sistema CNA/Senar ‘Ouça o Agro’, com os especialistas Rafael Kiso e Douglas Monteiro, e mediação da chefe da Assessoria de Comunicação do Sistema, Cecília Kobayashi, conheceram a plataforma digital Senar Play, com palestras da diretora de Educação Profissional e Promoção Social (DEPPS) do Senar, Janete Lacerda, e da diretora adjunta da DEPPS, Ana Angela Medeiros.

Eles tiveram ainda oficinas sobre “Planejamento da Iniciativa” e “Como lidar com opositores, sem transformá-los em inimigos”. Também deram continuidade às oficinas e participaram de dinâmicas em grupo, além de discutirem como lidar com as emoções no exercício da liderança.

JOVENS CATARINENSES QUE PARTICIPARAM DO ENCONTRO

Andrieli Ely

Adriana Modolon Duart

Beatriz Bortolato

Guilherme Matos de Carvalho

Guilherme Romani de Mello

Ícaro Scarabelot Bardini

Italo Gabriel Torri

Maria Vitória Faé Proença

Rafaela de Oliveira

Thais Neres Krindges