HRSP promove Semana de Combate à Infecção Hospitalar e Segurança do Paciente

0
36

De 29 de abril a três de maio o Hospital Regional São Paulo (HRSP) realizará a XII Semana do Controle de Infecção Relacionado à Assistência à Saúde e a II Semana de Segurança do Paciente. A programação, que inclui palestras, mesas redondas e workshops, visa conscientizar profissionais de saúde e a comunidade sobre a importância da segurança do paciente e das medidas para prevenir infecções hospitalares.

A abertura oficial do evento acontecerá no dia 29 de abril, às 14h, no auditório do HRSP, com a Mesa Redonda: “A importância do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) e do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (SCIRAS) nas instituições de saúde”. Participarão do debate a Enfermeira Stephani (Qualis); a Enfermeira setor de qualidade do HRSP – Daiana Maciel; a Enfermeira Coordenadora do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) do HRSP – Lidiane Gonzatti; e a Coordenadora Estadual de Segurança do Paciente (CESP) Elisangela W. Schappo; com mediação da Enfermeira do SCIRAS do HRSP, Lisete Breier.

Na terça-feira (30), acontecerão encontros às 7h30; 14h; e 19h30, com o tema: “Assegurar cirurgia em local de intervenção, procedimento e paciente correto – Check-list da cirurgia segura e Check-list da cirurgia cardíaca, com as enfermeiras Lidiane Gonzatti e Lisete Breier.

Na quarta-feira (01), às 19h30, as Farmacêuticas Juciele das Chagas e Daiane Weide, vão falar sobre “Melhorar a segurança na prescrição, no uso e na administração de medicamentos.” O mesmo debate ocorrerá na quinta-feira (02), às 7h30; às 14h; e às 19h30.

A programação vai encerrar na sexta-feira (03), com a mesa redonda: “Metas Internacionais de Segurança do Paciente”. A programação acontecerá às 7h30 e às 14h e contará com as enfermeiras Daiana Maciel, Evellyn Eurik, Caroline R. S. Ferreira e Lisete Breier. Em pauta estará a identificação correta do paciente; a melhora da comunicação entre profissionais de saúde; higienização das mãos para evitar infecções; e a redução do risco de quedas e lesões por pressão.