Feira Livre Municipal completa três anos em Xaxim

0
313
Escola Acolhedora abril 2024

A Feira Livre Municipal completa neste mês, três anos de implantação, em Xaxim. A Feira é composta por 14 famílias da agricultura familiar do município e atende todos os sábados, das 6h30 às 11h, próximo ao INSS, na rua Coronel Ernesto Bertaso, nº. 1056, bairro Guarani.

Para marcar os três anos, a comissão de coordenação lançou uma campanha de incentivo ao uso de sacolas retornáveis. Foram distribuídas sacolas alusivas à comemoração para que os clientes possam utilizá-las sempre que foram às compras. Para uma das organizadoras da comissão, Loiva Dalmolin Battistella, a campanha foi pensada devido à questão da sustentabilidade ambiental. “A gente sabe que o plástico é um dos grandes violões do meio ambiente. A campanha das sacolas retornáveis é justamente, para que se use cada vez menos plástico e que as pessoas criem o hábito de usar as sacolas retornáveis”, explica Loiva.

A Feira Livre Municipal é uma forma de incentivar a agricultura familiar de Xaxim. Segundo o secretário municipal de administração, Beto Grasel, a Feira agrega mais renda a atividade agrícola, e consequentemente, leva mais qualidade de vida às famílias. “O Governo Municipal reconhece a importância da Feira Livre e faz parta da comissão de coordenação. Neste sentido, estamos trabalhando para ampliar o espaço e proporcionar que mais feirantes possam participar e vender seus produtos. Além disso, também temos o projeto na praça, onde os feirantes levaram seus produtos para lá, ação que aconteceu durante a Descontaiada, e a intenção é estende-la para outras oportunidades também”, explica Beto.
Outra ação realizada para marcar os três anos da Feira Livre Municipal, foi o sorteio de uma cesta de produtos coloniais. Participaram, clientes que realizaram compras na Feira durante o mês de agosto, o sorteio aconteceu no último sábado e a vencedora foi Elisete Ferro.