História do Dr. Ary Lunardi é contada em filme produzido por alunos de Xaxim

0
118

Uma das figuras mais marcantes da história de Xaxim é o Dr. Ary Moacir Lunardi. Um médico que por muitos anos trabalhou e morou no município e ficou conhecido pela dedicação à profissão. Como forma de homenagem, um bairro e uma escola levem seu nome, assim como uma estátua que foi construída.

A história do médico foi documentada em um filme curta-metragem produzido por alunos de duas turmas do nono ano da Escola Básica Municipal que leva seu nome. O projeto iniciou na disciplina de inglês e logo ganhou o apoio dos professores de arte, informática e língua portuguesa. O resultado de pesquisa, produção de roteiro, gravações e edições resultou num filme de 21 minutos.

Segundo a coordenadora do projeto, Lena Carla Scartezini, a produção surgiu com a intenção de melhorar a comunicação dos alunos na língua inglesa. “Nós notamos que a história chamou a atenção dos alunos que muito se envolveram na produção. O projeto cresceu e decidimos envolver outras disciplinas. O filme foi gravado em inglês e português, mas optamos foi divulgar somente a versão em português”, explica a professora.
Para a diretora da escola, Patrícia Chitolina, o filme é uma espécie de documento sobre a história de um homem que muito contribuiu com Xaxim. “Dr. Ary foi uma pessoa muito querida, tinha paixão pela profissão e ajudou muitas pessoas sem cobrar pelas consultas e até pagando pelos remédios.

Coincidentemente, o curta foi produzido no ano em que ele completaria 100 anos”, afirma Patrícia.
O filme retrata alguns momentos da história de Dr. Ary Moacir Lunardi. Ele é natural de Bela Vista, Rio Grande do Sul, e em 1954 escolheu Xaxim para viver com a esposa, Maria, e os três filhos. Foi um homem dedicado à profissão e que deixou seu legado no município. Dr. Ary e a esposa faleceram em 1970, em um acidente de trânsito, ambos com 47 anos.

O filme está disponível no Youtube no seguinte endereço eletrônico: https://www.youtube.com/watch?v=ouYKCVW0jbE