HRSP realiza atividades com foco no Setembro Amarelo

0
1027
Escola Acolhedora abril 2024

Xanxerê – Em alusão ao Setembro Amarelo, mês de prevenção ao suicídio, o Grupo de Humanização do Hospital Regional São Paulo (HRSP), de Xanxerê, organizou atividades para os colaboradores e uma ação externa, com os idosos do Centro de Convivência Conviver, do Bairro La Salle. A programação iniciou com uma palestra interna ministrada pelo psiquiatra Jacson Luís Furlaneto, que ocorreu nesta quarta-feira (18), no auditório da entidade.

Na palestra, o psiquiatra abordou os índices de suicídio entre idosos, que vem aumentando nos últimos anos. Atualmente, dados da World Health Organization, mostram que a cada quatro tentativas de suicídio entre indivíduos na terceira idade, uma se consolida. “O suicídio é um tema que tem sido muito falado e se apresentou como um marco para a psiquiatria no mundo. Saber que a cada 20 segundos uma pessoa tenta suicídio e que a cada 40 segundos uma pessoa consegue o suicídio [no mundo] é um dado muito importante”.

O médico explica ainda que nos idosos, é mais comum o suicídio ou tentativa quando algo inesperado acontece na vida deles, algo que eles não estão preparados para lidar e acabam atentando contra a própria vida. Dentre os principais sinais que uma pessoa pode apresentar quando pensa em cometer suicídio estão a mudança de comportamento, impulsividade, pessoas que falam sobre cometer o ato, isolamento, uma serenidade repentina, dentre outros. Ao perceber esses sinais de alerta, o primeiro passo é acolher essa pessoa, ouvi-la e, posteriormente, fazer o encaminhamento para um profissional, para o tratamento.

Atividades internas

Durante o mês, estão programadas outras atividades internas, alusivas ao Setembro Amarelo, destinadas exclusivamente aos colaboradores do Hospital. Dentre elas, na próxima semana o Grupo de Humanização fará uma atividade lúdica, abordando as relações no ambiente de trabalho e saúde mental nesse meio.

Além disso, foram colocados adesivos alusivos à campanha do Setembro Amarelo nas recepções de visitas e da emergência do Hospital, para orientar a população sobre o mês de prevenção ao suicídio.

Atividade com idosos do Centro de Convivência Conviver

No dia 1º de outubro, Dia do Idoso, será realizada uma atividade lúdica com os idosos do Centro de Convivência Conviver. Na oportunidade, serão desenvolvidas atividades que podem contribuir para a prevenção do suicídio, como aulas de artesanato e pintura.

Serão oferecidas oficinas de artesanato, pintura corporal, oficina de jogos, de pintura em desenho, oficina de orientação, dentre outras. Além disso, serão levados até os idosos alguns projetos desenvolvidos no HRSP, sendo eles: Contando e Encantando, Plantão Quatro Patas e o Plantão Palhaço.

O principal objetivo é conscientizar os idosos sobre a campanha de prevenção ao suicídio e mostrar a quem devem recorrer quando precisarem de ajuda, além de inspirar atividades que podem auxiliar na recuperação.