Portal Garagem – Em breve

Lajeado Grande- A apresentação do Plano de Contingência aos municípios da região Coredec (Coordenadoria Regional da Defesa Civil) de Xanxerê prossegue nesta segunda-feira (28), em Lajeado Grande. Conforme o coordenador Regional de Defesa Civil, Luciano Peri, o objetivo é apresentar as etapas e explanar sobre como funcionará o plano de contingência que cada município deverá montar. “O Plano de Contingência servirá para a gestão das situações de risco e de desastres, sendo que todos os municípios do Estado de Santa Catarina deverão ter e eles serão inseridos a um sistema integrado da Defesa Civil”.

Peri explica ainda que a principal finalidade é organizar as estruturas municipais, através do cadastro das suas instituições, com dados como recursos humanos e materiais, bem como os locais de abrigamento às pessoas e outros locais disponíveis como resposta em caso de desastre. “Esse processo é feito de forma antecipada, feito na situação de normalidade, e através de um sistema integrado possibilitará que todos os municípios possam fazer essa resposta da melhor forma, utilizando todas as instituições. Por exemplo, se houver uma pessoa ferida, essa organização evitará que várias ambulâncias sigam para realizar o mesmo socorro. Teremos a centralização das informações e uma equipe qualificada vai atender”.

Na última semana, um primeiro encontro para apresentação do plano ocorreu em Xaxim. Na ocasião, participaram o coordenador Municipal da Defesa Civil, Nadir Chiodi, o secretário de Administração, Geverson Giacomelli, representantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Habitação, representantes do Departamento de Infraestrutura, Casan, Vigilância Sanitária, além de representantes de empresas e entidades do município.

Em Xaxim, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil deverá concluir a etapa de cadastramento das informações até o final de setembro. As cidades que fazem parte da Coredec Xanxerê e que o coordenador Peri deverá percorrer, levando as informações, são, além do município sede, Seara, Arabutã, Arvoredo, Ipumirim, Itá, Lindóia do Sul, Paial, Seara, Xavantina, São Lourenço do Oeste, Campo Erê, Coronel Martins, Galvão, Jupiá, Novo Horizonte, Entre Rios, Abelardo Luz, Bom Jesus, Faxinal dos Guedes, Ipuaçu, Lajeado Grande, Marema, Ouro Verde, Passos Maia, Ponte Serrada, São Domingos, Vargeão, Xaxim e São Bernardino.