Julgamento do Cavalo Crioulo é realizado durante o oitavo dia de ExpoFemi

0
38
consultoria vsd

Evento realizado neste sábado destacou a excelência dos exemplares da raça e premiou os melhores da categoria

Na manhã deste sábado, dia 2, durante o oitavo dia da ExpoFemi, o Setor Agro realizou o Julgamento do Cavalo Crioulo. Com a presença do jurado Carlos Gonçalves, o evento avaliou minuciosamente a morfologia, estatura, andadura e diversos outros critérios dos animais participantes. Também participou da avaliação o presidente do Núcleo Oeste Catarinense Cavalos Crioulos, Amélio Francisco Kwiecinski.

Destacando-se entre os exemplares apresentados, a categoria de melhor exemplar dos incentivos foi uma fêmea da TR Que Guapa – TE coroada como campeã. Criada e exposta por Eliete Vignaga Tonus, da Cabanha Tradição Crioula, de Pato Branco/PR, o animal evidenciou o padrão de qualidade buscado pelos criadores e jurados.

Segundo o jurado Carlos Gonçalves, “a qualidade apresentada foi excepcional, com os quatro melhores machos e quatro melhores fêmeas demonstrando um nível elevado dentro da raça crioula. Esses animais representam o ápice da excelência em qualquer evento ou exposição, e os criadores e tratadores da região estão de parabéns por trazerem exemplares de tamanha qualidade”.

O presidente do Núcleo Oeste Catarinense Cavalos Crioulos, Amélio Francisco Kwiecinski, ressaltou a excelência dos animais presentes.

“Tivemos o prazer de ver exemplares de altíssima qualidade, com criadores de Xanxerê conquistando merecidamente dois prêmios. A evolução da raça crioula é evidente a cada ano, com novos criadores e os já existentes aprimorando a genética. Isso se reflete em exposições cada vez mais destacadas e competitivas”, comenta.

O Julgamento do Cavalo Crioulo não apenas enalteceu a tradição e a qualidade genética da raça, mas também evidenciou o comprometimento dos criadores e a evolução contínua deste segmento no cenário agropecuário.