Secretaria de Saúde dispõe de sala para atendimento de pacientes do Saúde no Lar no Hélio Ortiz

0
154
Escola Acolhedora abril 2024

Implantado em Xanxerê no ano de 2021, o Saúde no Lar é um serviço que foi criado para proporcionar um atendimento mais humanizado e com atendimento domiciliar aos pacientes acamados ou com dificuldade de locomoção até uma unidade de saúde.

No ano de 2022, o programa realizou mais de 1000 consultas domiciliares e aproximadamente 1500 procedimentos, dentre eles, estão os curativos simples e especiais. Atualmente o programa atende dezenas de pacientes, contabilizando Lar do Idoso, acamados com elegibilidade específica que se enquadram no programa e recebem visitas diárias ou semanais, além dos pacientes com lesões crônicas e agudas e casos de queimaduras graves.
Para facilitar ainda mais este tipo de atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe agora de uma sala estruturada na Unidade Básica de Saúde Hélio dos Anjos Ortiz para atender aos pacientes com feridas crônicas. O espaço conta com laserterapia e curativos de alta tecnologia para o tratamento destas lesões.
A secretária municipal de Saúde, Francis Mara Zago Pegoraro, salienta que o Saúde no Lar conta com uma equipe multiprofissional composta por médico, enfermeiro, técnicos de enfermagem e assistente social. “Hoje Xanxerê tem o que há de melhor para atendimentos aos pacientes acamados e também com feridas crônicas. Adquirimos materiais para curativos de alta tecnologia visando o melhor para nossos pacientes”.

A Supervisora do Saúde no Lar, enfermeira Luana Agnoletto Reis, especialista em estomaterapia e laserterapia, enfatiza a importância de o programa contar com uma equipe multiprofissional, que leva até o domicílio dos pacientes tratamento de qualidade, agilidade e conforto.
O atendimento do Saúde no Lar acontece todos os dias da semana, das 7 às 19 horas, inclusive aos finais de semana.

LASERTERAPIA
Laserterapia de Baixa Intensidade é mais um serviço ofertado através do Saúde no Lar desde o ano de 2022 aos pacientes acamados, com lesões crônicas e agudas, ou estejam no protocolo de elegibilidade para o tratamento e também pacientes com casos graves de queimaduras.

Luana acrescenta que os efeitos da Laserterapia podem ser observados em algumas sessões da terapia, acelerando o processo de cicatrização e diminuindo o tempo de tratamento de feridas crônicas e agudas.